Os OS SENTIDOS DA FORMAÇÃO: AS VIVÊNCIAS DISCENTES NA BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA

Palavras-chave: Formação, Brinquedoteca, Maranhão

Resumo

Esse artigo objetiva refletir sobre a importância da formação de professores no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão em espaços lúdicos construídos no contexto formal, a partir das experiências dos estudantes. Sabe-se que as Universidades, principalmente na área de Ciências Humanas, precisam cumprir exigências de ensino, pesquisa e extensão através da formação in loco, a fim de garantir uma formação laboral para o desenvolvimento de práticas docentes lúdicas. Assim, espaços como a Brinquedoteca Universitária favorecem a organização de atividades formativas, principalmente nos cursos de licenciatura, onde é necessário promover discussões e práticas de inserção dos profissionais no campo educacional (SANTOS,2000). A modalidade de pesquisa utilizada foi o relato de experiência a partir dos registros de autoformação de discentes do Curso de Pedagogia, que ao vivenciarem algumas experiências brincantes com crianças no âmbito da Brinquedoteca universitária, foram capazes de construir concepções e práticas sobre a importância da ludicidade na educação. A partir dos estudos de Cunha (2015), Kishimoto (2016) e Moyles (2016), discute-se sobre o brincar como metodologia indispensável para a formação dos futuros educadores. Com os resultados desse relato de experiência, pretende-se enfatizar a necessidade de revisão dos currículos dos cursos de Pedagogia, para fins de inclusão de espaços lúdicos nos contextos formais das universidades, que valorizem o desenvolvimento de encontros dos discentes com as crianças.

Biografia do Autor

Laryssa Rabelo Pereira, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Estudante de graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Infância e Brincadeiras - GEPIB/UFMA atuando também como Coordenadora de Mídias Digitais. Tem experiência na área da Educação, com enfoque em Educação Infantil e Anos Iniciais.

Isabelle Nascimento De Lima, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Estudante de graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Infância e Brincadeiras - GEPIB/UFMA.

Rosyane De Moraes Martins Dutra, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Paulo na Linha de Pesquisa Educação, Estado e Trabalho. Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Maranhão (2001), especialização em Gestão de Recursos Humanos pela FACAM (Rio de Janeiro/2005) e Mestrado em Educação/UFMA (jul/2014). É Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Infância e Brincadeiras - GEPIB/UFMA e integrante do Grupo de Pesquisas em Avaliação de Políticas Educacionais (GPAPE/UNIFESP). É membro do grupo de Trabalho História da Infância e Juventude (ANPUH-BR) e da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Membro do Coletivo Maranhense de Educação Infantil e revisora de revistas científicas brasileiras. Professora do Departamento de Educação I no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (Área: Educação Infantil). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Infância e o brincar, formação de professores, metodologia da educação infantil, estágio supervisionado, educação das crianças, currículo e história da infância.

Publicado
2021-06-09