Os OS SENTIDOS DA FORMAÇÃO: AS VIVÊNCIAS DISCENTES NA BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA
Resumo
Esse artigo objetiva refletir sobre a importância da formação de professores no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão em espaços lúdicos construídos no contexto formal, a partir das experiências dos estudantes. Sabe-se que as Universidades, principalmente na área de Ciências Humanas, precisam cumprir exigências de ensino, pesquisa e extensão através da formação in loco, a fim de garantir uma formação laboral para o desenvolvimento de práticas docentes lúdicas. Assim, espaços como a Brinquedoteca Universitária favorecem a organização de atividades formativas, principalmente nos cursos de licenciatura, onde é necessário promover discussões e práticas de inserção dos profissionais no campo educacional (SANTOS,2000). A modalidade de pesquisa utilizada foi o relato de experiência a partir dos registros de autoformação de discentes do Curso de Pedagogia, que ao vivenciarem algumas experiências brincantes com crianças no âmbito da Brinquedoteca universitária, foram capazes de construir concepções e práticas sobre a importância da ludicidade na educação. A partir dos estudos de Cunha (2015), Kishimoto (2016) e Moyles (2016), discute-se sobre o brincar como metodologia indispensável para a formação dos futuros educadores. Com os resultados desse relato de experiência, pretende-se enfatizar a necessidade de revisão dos currículos dos cursos de Pedagogia, para fins de inclusão de espaços lúdicos nos contextos formais das universidades, que valorizem o desenvolvimento de encontros dos discentes com as crianças.
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