OS IMPACTOS DO CEDEI NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Esta pesquisa teve como principal objetivo conhecer os reflexos da formação continuada ofertada pelo Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil-CEDEI ofertado em duas versões (2013 e 2015) por uma universidade pública federal no trabalho desenvolvido pelas alunas/educadoras. Trata-se de uma revisão de literatura ancorada nos documentos legais que regem esta etapa de educação no país, a exemplo das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a LDB e também com base em autores como Pimenta (1999), Tardiff (2001), Imbernón (2002), Tanuri (2000), Gil (2007), Minayo (2001), Kuhlmann Jr. (2000), dentre outros, além disso, ela caracteriza-se como exploratória com uma abordagem qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se um questionário on line aplicado com 30 participantes do curso. As análises dos dados demonstram que a formação docente realizada pelo CEDEI contribuiu de forma significativa para a melhoria da prática docente das alunas/educadoras, sendo está uma oportunidade de refletirem e ressignificarem sua prática junto às crianças pequenas contribuindo de forma significativa para o seu desenvolvimento intelectual e profissional.
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