OS IMPACTOS DO CEDEI NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Francinete Oliveira Colins UFMA
  • Andréa Rodrigues de Souza
  • José Carlos de Melo

Resumo

Esta pesquisa teve como principal objetivo conhecer os reflexos da formação continuada ofertada pelo Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil-CEDEI ofertado em duas versões (2013 e 2015) por uma universidade pública federal no trabalho desenvolvido pelas alunas/educadoras. Trata-se de uma revisão de literatura ancorada nos documentos legais que regem esta etapa de educação no país, a exemplo das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a LDB e também com base em autores como Pimenta (1999), Tardiff (2001), Imbernón (2002), Tanuri (2000), Gil (2007), Minayo (2001), Kuhlmann Jr. (2000), dentre outros, além disso, ela caracteriza-se como exploratória com uma abordagem qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se um questionário on line aplicado com 30 participantes do curso. As análises dos dados demonstram que a formação docente realizada pelo CEDEI contribuiu de forma significativa para a melhoria da prática docente das alunas/educadoras, sendo está uma oportunidade de refletirem e ressignificarem sua prática junto às crianças pequenas contribuindo de forma significativa para o seu desenvolvimento intelectual e profissional. 

Biografia do Autor

Francinete Oliveira Colins, UFMA

Especialista em Educação Especial/Inclusiva pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA (2019). Especialista em Libras e Práticas Pedagógicas Aplicadas à Educação Bilíngue de Surdos pela Fundação Sousândrade - FSADU (2019). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA (2016). Membro do Grupo de Estudos, Pesquisas, Educação, Infância & Docência - GEPEID. 

Publicado
2021-06-09