E EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavras-chave: Leitura; Conhecimento, Leitor, Sociedade e Formação.

Resumo

O exercício da leitura tem estreita relação com a possibilidade plena de participação social e política, pois é por meio dela que os homens se comunicam, têm acesso ás informações, expressam e defendem pontos de vista, partilham ou constroem visões de mundo e produzem conhecimento. Por meio da leitura adquirem-se conhecimentos diversificados acerca do mundo e de tudo que nos rodeia. Para isso, é necessário que os alunos a vejam como algo importante e desafiador, pois quando conquistada, oferece ao leitor autonomia e independência. Vivemos em uma sociedade em que a leitura está associada a maioria de nossas atividades, pois á utilizamos em quase tudo na nossa rotina diária, seja por obrigação, trabalho, relatórios, dever de casa e até para pegar o ônibus entre outros. Está pesquisa é uma grande contribuição para formação de leitores ativos, ou seja, como instigar esses alunos a ter o hábito de ler e como propor a eles um ambiente favorável para que contribua nesse processo de aquisição da leitura.

 

Biografia do Autor

Patrícia da Cruz Dias, SEDUC em Paraiso-TO

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Boa Esperança (FAFIBE). Mestranda em
Educação Profissional na Universidade Federal do Tocantins-UFT. Professora da rede estadual de Educação-SEDUC
em Paraiso-TO.

Publicado
2021-06-09