A CONCEPÇÃO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO DOCENTE
Resumo
A Resolução de Problemas é uma possibilidade metodológica que pode favorecer a aprendizagem, desenvolver habilidades investigativas e conferir novo sentido as aulas, inclusive as de Física. Desta forma, o objetivo dessa pesquisa, que compõe a dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFU, é analisar as possíveis contribuições científicas e metodológicas, propostas pelos autores do SNEF, para o Ensino da Física em relação à Resolução de Problemas. Para melhor situar o contexto desta pesquisa, realizou uma breve discussão sobre as diferentes concepções da Resolução de Problemas. Partindo da concepção metodológica da Resolução de Problemas, foi realizada uma pesquisa do tipo Estado da Arte, visando selecionar trabalhos com esta temática. Delimitou-se, como alvo desta pesquisa, os trabalhos de comunicação oral e de pôsteres, publicados no SNEF, de 2015 a 2019, por se tratar de um evento relevante para graduados, mestres, doutores, professores, graduandos, mestrandos e doutorandos em Física ou áreas afim. Selecionou-se, por meio de uma busca criteriosa com o auxílio de palavras-chave e pela leitura dos resumos e dos trabalhos completos, dez trabalhos, os quais foram submetidos a análise. Para isso elaborou-se três eixos norteadores, são eles: (1) a composição do cenário de investigação; (2) características do processo metodológico da Resolução de Problemas; e (3) as contribuições da Resolução de Problemas para o processo de ensino e aprendizagem. Concluiu-se que o SNEF é um instrumento que contribui para a formação continuada de professores, embora destacou-se alguns pontos de possíveis melhorias.
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