GESTÃO DO TEMPO E PRODUTIVIDADE: ESTUDO DE CASO NO SETOR DE PESSOAL DE EMPRESA PRIVADA DE SANEAMENTO BÁSICO

  • Leila Cristina Ferreira Alves Faculdade ITOP
  • Cláudia Noleto Maciel Luz Faculdade ITOP
  • Doriane Braga Nunes Bilac Faculdade ITOP
Palavras-chave: Gestão. Tempo. Produtividade.

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de apresentar um estudo de caso sobre a gestão do tempo como melhoria na produtividade do trabalho na área de Pessoas e Organização da Odebrecht Ambiental I Saneatins, em Palmas – Tocantins.  O estudo se justifica pela necessidade de compreender que o tempo por ser um recurso raro, exige que se deposite prioridade em gerenciá-lo, pois se bem empregado é um forte aliado para aumentar a produtividade no ambiente organizacional. Para alcançar o objetivo, foi realizado um estudo quali-quantitativo com realização de entrevista e aplicação de questionário para o gestor e os colaboradores da área de pessoas. O resultado indica que a gestão do tempo possibilita rapidez na entrega de tarefas, realização de atividades com maior efetividade, definição de prioridades, aumento na confiança do serviço realizado e aumento de produtividade. Na empresa estudada o gestor enfatizou que os colaboradores terão seu tempo mais gerenciado se elaborarem o Plano de Atividades ou Ação (PA), que serão desenvolvidas no decorrer do ano. As respostas dos colaboradores demonstram que a maioria não gerencia seu tempo na execução das tarefas que lhe foi delegada. Conclui-se, portanto, que a gestão do tempo é uma questão essencialmente indispensável para melhorar a produtividade e os resultados desejados.

Referências

ANDRADE, R.O.B.; AMBONI, N. Teoria Geral da Administração. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

ANDRADE, F. O Outlook como ferramenta de produtividade. São Paulo: Nobel, 2006.

BARBOSA, C. A Tríade do Tempo: A revolução da produtividade pessoal. Como gerenciar ainda melhor o seu tempo. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

BARBOSA, C. A tríade do tempo: o método único para potencializar sua produtividade, aumentar seu equilíbrio e a execução da sua equipe. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

BARBOSA, C. A tríade do tempo. Rio de Janeiro: Sextante, 2012.

BITENCOURT, C. et. al. Gestão contemporânea de pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

CHIAVENATO, I. Administração: Teoria, processo e prática. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

CERVO, A.L.; BERVIAN, P.A.; SILVA, R. Metodologia Cientifica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prendice Hall, 2007.

CRESWELL, J.W.W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

FORSYTH, P. Tempo: Gerencie-o com sucesso e melhore seu desempenho e sua qualidade de vida no trabalho. São Paulo: Clio, 2010.

FONSECA, A.V. Consultora Organizacional. Gestão do tempo Consulta RH-Coaching e Treinamentos Gerenciais. Disponível em . Acesso em: 27 mai. 2016.

IVANCEVICH, J.M. Gestão de recursos humanos. Porto Alegre: AMGH, 2011.

ISRAEL, R.; NORTH, V. Chi Mental Reprograme seu cérebro diariamente em apenas 8 minutos. São Paulo: DVS, 2012.

JONES, G.R.; GEORGE, J.M. Administração contemporânea. Tradução de Maria Lúcia G. L. Rosa. 4. ed. Porto Alegre: Mc Graw Hill, 2011.

JONES, Lyndon. Organize melhor o seu tempo. São Paulo: Clio, 2010.

KNAPIK, J. Gestão de Pessoas e talentos. 2. ed. Curitiba: Ibpex, 2008.

KIMURA, H.; BASSO, L.F.C. Modelos de tomada de decisão para inovação em empresas. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mack pesquisa, 2011.

LABEGALINI, P.R. Administração do tempo para a melhoria da qualidade do serviço. São Paulo: Idéis & Letras, 2006.

MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração e análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

MARTINS, G.A. Estudo de caso: uma estratégia de pesquisa. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MAXIMIANO, A.C.A. Introdução à Administração. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MICHEL, M.H. Metodologia e Pesquisa Científica em Ciências Sociais. Um guia prático para acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. São Paulo: Atlas, 2005.

OSWALDO, YEDA. Gestão da carreira profissional: uma perspectiva holística. São Paulo: Livrus, 2011.

PRODANOV, C.C.; FREITAS, E.C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

REGGIANI, Gibson Borges; PRADA, Narlúbia; FIGUEIREDO, Daniela Fonseco. Gestão da produtividade: metodologia aplicada a uma indústria de bebidas. XII SIMPEP – Bauru, SP, Brasil, 07 a 09 nov. 2005.

QUINELLO, R.; NICOLETTI, J.R. Gestão de facilidades: Aprenda como a integração das atividades de infra-estrutura operacional de sua empresa pode criar vantagem competitiva. São Paulo: Novatec, 2006.

TRIVINOS, A.N.S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2005.
Publicado
2017-11-22
Seção
Artigos