AS CONCEPÇÕES E ABORDAGENS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR UTILIZADAS PELOS PROFESSORES

  • Gheorge Lucas Parente Rodrigues Universidade Federal do Tocantins
  • Diego Ebling Nascimento Universidade Federal do Tocantins
  • Ruhena Kelber Abrão Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave: Educação Física; Abordagens pedagógicas; Professores.

Resumo

Este estudo tem como objetivo verificar se as concepções e abordagens pedagógicas da Educação Física indicadas como referências pelos docentes estão de acordo com as práticas pedagógicas que são realizadas nas aulas. A mesma se justifica no sentido de perceber a importância em realizar um diagnóstico das práticas pedagógicas dos professores, de modo a identificar metodologias coerentes para as aulas de Educação Física visando colaborar com os processos de ensino-aprendizagem. A metodologia foi de natureza qualitativa e do tipo exploratória descritiva, tendo como análise de dados a Análise Textual Discursiva. O corpus foi constituído por 6 docentes de escolas públicas da cidade de Miracema no estado do Tocantins. Por fim, acreditamos que os professores entrevistados relatam discursos diferentes as suas práticas. Destarte percebemos o quão ainda é vasta, em nossa área, a demonstração do fazer pelo o fazer, sem nenhum aprofundamento crítico por meio dessas abordagens teóricas que vieram com o intuito de romper o modelo mecanicista e esportivista e, também, criar posicionamentos do corpo alunado a sua realidade social, na qual existem desigualdades, discriminação e outros preconceitos contra grupos minoritários, tais como negros, indígenas, quilombolas e população LGBT.

Biografia do Autor

Gheorge Lucas Parente Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Tocatins

Diego Ebling Nascimento, Universidade Federal do Tocantins

Doutorando em Educação (UNISC) Mestre e Graduado em Educação Física (UFPel). Professor da Universidade Federal do Tocantins 

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Publicado
2021-06-09