AS CONCEPÇÕES E ABORDAGENS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR UTILIZADAS PELOS PROFESSORES
Resumo
Este estudo tem como objetivo verificar se as concepções e abordagens pedagógicas da Educação Física indicadas como referências pelos docentes estão de acordo com as práticas pedagógicas que são realizadas nas aulas. A mesma se justifica no sentido de perceber a importância em realizar um diagnóstico das práticas pedagógicas dos professores, de modo a identificar metodologias coerentes para as aulas de Educação Física visando colaborar com os processos de ensino-aprendizagem. A metodologia foi de natureza qualitativa e do tipo exploratória descritiva, tendo como análise de dados a Análise Textual Discursiva. O corpus foi constituído por 6 docentes de escolas públicas da cidade de Miracema no estado do Tocantins. Por fim, acreditamos que os professores entrevistados relatam discursos diferentes as suas práticas. Destarte percebemos o quão ainda é vasta, em nossa área, a demonstração do fazer pelo o fazer, sem nenhum aprofundamento crítico por meio dessas abordagens teóricas que vieram com o intuito de romper o modelo mecanicista e esportivista e, também, criar posicionamentos do corpo alunado a sua realidade social, na qual existem desigualdades, discriminação e outros preconceitos contra grupos minoritários, tais como negros, indígenas, quilombolas e população LGBT.
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