PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ENFERMAGEM: DESAFIOS À PRÁTICA DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Resumo
A educação inclusiva intenciona dar iguais oportunidades de aprendizado aos alunos com necessidades educativas especiais, visa atender a todos considerando suas especificidades e diferenças, identificando individualmente suas necessidades, bem como adaptando o necessário para os alunos desenvolverem todas as suas potencialidades. Objetiva-se analisar publicações científicas que abordem ações inclusivas nas dinâmicas pedagógicas na área de enfermagem entre os anos de 2006 e 2019, buscando identificar desafios e possíveis contribuições à prática docente no contexto da educação profissional dessa área. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa por meio de uma revisão bibliográfica do tipo narrativa pautada na busca nas bases de dados Scielo e Google acadêmico. Como principais achados evidenciou-se o despreparo por parte das instituições para atender pessoas com necessidades educativas especiais, apresentando inadequação tanto de recursos materiais quanto humanos. Identificou-se a perspectiva restritiva de gestores que citam apenas mudanças arquitetônicas como solução no atendimento de indivíduos com deficiências. Concluiu-se que a literatura científica é escassa além de incipientemente. As discussões encontradas são genéricas, sem proposições de propostas de intervenções para melhoria.
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