ARTES VISUAIS E GEOMETRIA: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA
Resumo
Este estudo pretende contribuir para o debate sobre o ensino de matemática com perspectivas alternativas. Objetivou conhecer as relações entre a arte e a matemática pela
perspectiva do ensino. Trata das relações entre artes visuais e recursos didáticos no âmbito do ensino de geometria. Em um sentido mais amplo, se estabelecerá a partir de uma revisão de literatura sobre o papel das artes visuais na disciplina de matemática, mais especificamente nos conteúdos de geometria, buscando favorecer a compreensão dos temas aqui relacionados, ensino aprendizagem da matemática. Por meio de uma análise documental o exemplar do livro didática do 9º ano da Coleção A conquista da Matemática foi analisado pelo prisma da interdisciplinaridade com as artes visuais, tomando como referência as competências e habilidades estabelecidas por meio
da BNCC. Traz à tona as discussões, resultados, possibilidades e desafios. A implantação de atividades interdisciplinares envolvendo artes visuais e geometria mostrou ser um desafio.
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.