ARTES VISUAIS E GEOMETRIA: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA

Resumo

Este estudo pretende contribuir para o debate sobre o ensino de matemática com perspectivas alternativas. Objetivou conhecer as relações entre a arte e a matemática pela
perspectiva do ensino. Trata das relações entre artes visuais e recursos didáticos no âmbito do ensino de geometria. Em um sentido mais amplo, se estabelecerá a partir de uma revisão de literatura sobre o papel das artes visuais na disciplina de matemática, mais especificamente nos conteúdos de geometria, buscando favorecer a compreensão dos temas aqui relacionados, ensino aprendizagem da matemática. Por meio de uma análise documental o exemplar do livro didática do 9º ano da Coleção A conquista da Matemática foi analisado pelo prisma da interdisciplinaridade com as artes visuais, tomando como referência as competências e habilidades estabelecidas por meio
da BNCC. Traz à tona as discussões, resultados, possibilidades e desafios. A implantação de atividades interdisciplinares envolvendo artes visuais e geometria mostrou ser um desafio.

Biografia do Autor

Midiã Brito Sousa, Unidade Integrada Dr. Aquiles Lisboa

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão, polo de Governador Nunes Freire, vinculado ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica/PARFOR. Atualmente é Agente Administrativo da Unidade Integrada Dr. Aquiles Lisboa. em Amapá do Maranhão - MA. lattes: http://lattes.cnpq.br/9277057587752023. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9601-7688

Antonio José da Silva, Universidade Federal do Maranhão/ Departamento de Matemática

Professor e pesquisador vinculado ao Departamento de Matemática da Universidade Federal do Maranhão. Membro permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM) e do Mestrado em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Licenciado em Matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (2004), hoje IFMA. Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil (2017).
LATTES: http://lattes.cnpq.br/2510444490695173. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8054-6817

Publicado
2020-12-02