DIFICULDADES ENCONTRADAS PELAS PROFESSORAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS E ALUNAS COM DEFICIÊNCIA
Resumo
Ao longo da história da humanidade as pessoas com deficiência tiveram uma vida marcada por rejeição, discriminação e segregação. Atualmente as pessoas com deficiência contam com direitos que foram conquistados depois de muitos conflitos e de muita luta, incluindo o direito de frequentar escolas de ensino regular, uma vez que se reconheceu legalmente que esses alunos e alunas com deficiência, como cidadãos e cidadãs têm os mesmos direitos à aprendizagem garantidos aos demais alunos. Entretanto, apenas receber o aluno com deficiência na sala de aula não significa inclusão, há necessidade de preparo dos professores e da escola tanto no sentido de conhecer os tipos de deficiência, suas dificuldades e capacidades e as melhores estratégias pedagógicas para fazê-los avançar no seu processo de aprendizagem. O objetivo desta pesquisa foi, portanto, conhecer as dificuldades enfrentadas pelas professoras das séries iniciais do ensino fundamental, diante do processo de inclusão dos alunos e alunas com deficiência. Trata-se de uma pesquisa básica, qualitativa, tendo seus dados coletados por meio de questionário aplicado aos professores. Entre as principais dificuldades encontradas percebeu-se a superlotação das salas de aula, a falta de especialização dos professores e o pouco apoio que recebem da instituição e do sistema de ensino.
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