PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ALFABETIZAÇÃO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Ensino Fundamental. Práticas Pedagógicas.

Resumo

A necessidade da alfabetização para todos é uma meta perseguida desde o século XVI, com ações da Reforma Luterana e da Contra-Reforma Católica. Considerada como o ensino das habilidades de “codificação” e “decodificação”, a alfabetização foi transposta para a sala de aula no final do século XIX, por diferentes métodos de alfabetização. Com base nas pesquisas e estudos de Jean Piaget sobre a teoria do desenvolvimento, que Emília Ferreiro e Ana Teberosky desenvolveram estudos sobre a compreensão do processo de apropriação do conhecimento da aprendizagem da leitura e da escrita, o qual denominaram Psicogênese da Língua Escrita desenvolveu-se o objetivo principal desta pesquisa que é compreender como se desenvolvem as práticas pedagógicas de alfabetização e letramento e o processo de aprendizagem dos alunos, no primeiro ano do ensino fundamental, além de investigar a história das práticas pedagógicas de alfabetização e letramento. Trata-se de uma pesquisa básica qualitativa, com recorte transversal, tendo dados coletados por meio de observação e análise documental. Observou-se que o trabalho da professora está adequado às propostas de letramento e que auxilia a maioria dos alunos a se desenvolverem no processo escrita, entretanto, alguns alunos com dificuldades ficam para trás e não conseguem se alfabetizar.

Biografia do Autor

Genoveva Matos da Silva Araújo, Faculdade Itop

Pedagoga e Pós-Graduada em Psicopedagogia – Faculdade ITOP

Mariany Almeida Montino, Unitins/ITOP

Doutora e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), graduada em Pedagogia pela Universidade São Francisco. Entre maio/2009 e abril/2010 participou do programa intercalar de doutoramento na Universidade de Lisboa, também com financiamento CAPES, no programa PDEE. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ciência e Ensino da Unicamp - GEPCE entre os anos de 2002 e 2014. Atuou, no período de 25 anos como professora de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos nas escolas municipais de Bragança Paulista. Entre os anos de 1999 e 2004, desempenhou funções de Direção de Escola, Coordenação Pedagógica, Supervisão de Ensino e Assessoria de Educação na Prefeitura Municipal de Bragança Paulista. Foi presidente do Conselho Municipal de Educação do Município de Bragança Paulista no biênio 2006/2007. Atualmente é docente e pesquisadora da Universidade Estadual do Tocantins, nas áreas de Planejamento, Avaliação, Gestão Escolar e Gestão da Aprendizagem, desenvolvendo pesquisas e orientações sobre questões de Violências nas Escolas e práticas de Mediação e Resolução de Conflitos. É também professora convidada na Faculdade ITOP, ministrando disciplinas no curso de Pedagogia. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Cultura e Transversalidade. Pesquisadora e líder de grupo do Núcleo Institucional de Estudos em Políticas Públicas Educacionais (NIEPPE).

Referências

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. A pesquisa no cotidiano escolar. In: Metodologia da Pesquisa Educacional. Fazenda, Ivani (org.), 6ª ed, São Paulo, Cortez, 2000.

BARBOSA, José Juvêncio. Alfabetização e Leitura. 2ª Ed. São Paulo. Cortez, 1994.
FERREIRO, Emília. Alfabetização em processo. São Paulo: Cortez, 1996.

FERREIRO, Emília. Com todas as Letras. São Paulo: Cortez, 1999.

FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. 26ª Ed. São Paulo. Cortez, 2011.

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Os sentidos da Alfabetização. São Paulo, ed. UNESP; CONPED, 2000.
Publicado
2021-06-09