RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar parte de uma pesquisa que mostrou a importância da resolução de problemas como metodologia de ensino em Matemática, possibilitando aos alunos a compreenderem a resolução de problemas matemáticos como um processo organizado em etapas, possibilitando de forma reflexiva o raciocínio desenvolvido. Foi realizada pesquisa exploratória e descritiva com abordagem quantitativa e qualitativa. Os participantes foram um professor e 30 alunos da única turma do 6º ano do Ensino Fundamental da Unidade Integrada Francisco Ferreira Rangel, localizada no Povoado Celestino no município de Alto Alegre do Pindaré, Maranhão. Os resultados demostraram que através da resolução de problemas os alunos aprendem não somente trabalhar com algoritmos matemáticos da mesma forma que adquirem habilidade de argumentação crítica e da tomada de decisão por meio da transmissão do pensamento matemático para aplicação em seu cotidiano.

Biografia do Autor

Franceilson Silva Marques, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Possui Graduação em Primeira Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA-2019). Lattes: http://lattes.cnpq.br/0042226464089566.Orcid:https://orcid.org/0000-0001-82623306.E-mail: fsmarques2012@hotmail.com

Afonso Pena Costa do Amaral Filho, Universidade Federal do Maranhão

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA/1988); Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/1996); Especialização em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/1993); Especialização em Elaboração, Análise e Avaliação de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/DF/1989) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA/2004). Professor Assistente do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Maranhão (DEMAT/UFMA) na área de Estatística e Probabilidade. Consultor do Instituto Nacional de Estudos Sócios Econômicos (INESC).

Referências

ARAGÃO, R. M. R. de. A modelagem matemática e relações com a aprendizagem significativa. Curitiba: CRM, 2012.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática do Ensino Fundamental. Brasília MEC, 1997.

¬¬¬¬¬_______. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998.

_______. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Fundamentos pedagógicos e estrutura geral da BNCC. Brasília, DF, 2018. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=56621-bnccapresentacao-fundamentos-pedagogicos-estrutura-pdf&category_slug=janeiro-2017-pdf&Itemid=30192> Acesso em: Dez. 2019.

DANTE, L. R. Didática da resolução de problemas de Matemática. São Paulo: Ática, 2010.

FONSECA, Maria da C. F.R. Educação matemática de jovens e adultos: especificidades, desafios e contribuições. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática
educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

GONÇALVES, Harryson Júnior Lessa. A educação profissional e o ensino de matemática: conjunturas para uma abordagem interdisciplinar. 2012. 173 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.

LUPINACCI, M. L. V.; BOTIN, M. L. M. Resolução de problemas no ensino de matemática. Anais do VIII Encontro Nacional de Educação Matemática, Recife, 2004. p. 1–5.

MARANHÃO. Secretaria de Estado da Educação. Referencial Curricular - Matemática: ensino fundamental - 5ª a 8ª série / 6º ao 9º ano. São Luís, 2010.

ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes; NOGUTI, Fabiane; HOPNER, Cristina. Resolução de problemas: teoria e prática. Jundiaí, Paco Editorial, 2014.

PITOMBEIRA, João Bosco Fernandes de Carvalho. Matemática: Ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. 248 p.: il. (Coleção Explorando o Ensino; v. 17).

POLYA, G. A arte de resolver problemas. Trad. Heitor Lisboa de Araújo. Rio de
Janeiro: Editora Interciência, 1978.

__________ A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Tradução e adaptação de Heitor Lisboa de Araújo. 2. reimpr. Rio de Janeiro: Interciências, 1995.

¬¬¬__________. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Tradução e adaptação de Heitor Lisboa de Araújo. 2. reimpr. Rio de Janeiro: Interciências, 2006.

SILVA, Leonardo Rodrigo da; OLIVEIRA, Renata Gonçalves Lacerda. Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate. Ensino de funções voltadas as práticas do cotidiano por meio da contextualização 2 V 3, N. 2, ago-dez. 2017.
Publicado
2020-11-17