MULHER UNIVERSITÁRIA: DIFICULDADES E SUPERAÇÕES PARA CONCLUIR O ENSINO SUPERIOR
Resumo
No Brasil, as mulheres só foram autorizadas a frequentar um curso superior no ano de 1879. Na atualidade, a carga de atividades na rotina das mulheres não é pouca, seja nas tarefas domésticas, ou no emprego assalariado, ainda assim, muitas delas ainda procuram recuperar ou avançar nos estudos, com o intuito de uma melhor qualificação profissional. Com esta pesquisa se ?propôs conhecer a realidade das mulheres que frequentam a universidade, bem como compreender as dificuldades que as acadêmicas do curso de Pedagogia têm em conseguir se manter na faculdade e concluir o curso. Trata-se de uma pesquisa básica qualitativa, contendo também dados quantificáveis, coletados por meio de questionários, entrevistas semi-diretivas, análise documental e revisão bibliográfica. Observa-se que as duas maiores dificuldades são o cansaço físico e mental e a questão financeira, que as fazem escolher o curso de Pedagogia, por ser mais barato, mas ainda assim, nem sempre conseguem pagar e muitas desistem, antes de se formar. Outro ponto importante é a dificuldade de ter alguém com quem deixar os filhos, aparentemente por isso muitas delas ingressam na faculdade depois dos trinta anos. Constatou-se também que nos cursos de Administração e Ciências Contábeis, ingressam muito mais mulheres que homens, entretanto, entre os concluintes destes cursos há muito mais homens que mulheres.
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