UM OLHAR ATENTO SOBRE O EVENTUAL DESINTERESSE DOS ALUNOS PELA ESCOLA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
A presente pesquisa buscou compreender as causas do aparente desinteresse pelas aulas e demais atividades, bem como as dificuldades de integração entre pares que os alunos e alunas adolescentes do 8º ano “X” de um colégio confessional, do município de Palmas, Tocantins, vêm apresentando nos últimos tempos. Segundo Vygotsky (1994) os interesses não são introjetados no indivíduo de fora pra dentro, eles se desenvolvem em meio às relações que esse sujeito vivência com o seu meio cultural. Para Piaget (2010), o sentimento que a criança tiver experimentado no passado, na família e com os professores, orientará os sentimentos futuros. E ainda, segundo Wallon (1980), inteligência e afetividade são duas dimensões do indivíduo que estão intimamente relacionadas e o sujeito só é capaz de aprender de fato, quando ele é afetado por aquele conhecimento, ou seja, quando aquele conhecimento faz sentido pra ele. O presente estudo compreende uma pesquisa básica de natureza qualitativa de cunho descritivo. Os métodos de coleta de dados foram o questionário com perguntas abertas e fechadas, e análise documental. Como método de análise de dados foram utilizadas as contribuições da análise de conteúdo, por se aproximar da natureza da pesquisa qualitativa.
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.