UM OLHAR ATENTO SOBRE O EVENTUAL DESINTERESSE DOS ALUNOS PELA ESCOLA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavras-chave: Desinteresse pela escola. Adolescência na escola. Afetividade e escola.

Resumo

A presente pesquisa buscou compreender as causas do aparente desinteresse pelas aulas e demais atividades, bem como as dificuldades de integração entre pares que os alunos e alunas adolescentes do 8º ano “X” de um colégio confessional, do município de Palmas, Tocantins, vêm apresentando nos últimos tempos. Segundo Vygotsky (1994) os interesses não são introjetados no indivíduo de fora pra dentro, eles se desenvolvem em meio às relações que esse sujeito vivência com o seu meio cultural. Para Piaget (2010), o sentimento que a criança tiver experimentado no passado, na família e com os professores, orientará os sentimentos futuros. E ainda, segundo Wallon (1980), inteligência e afetividade são duas dimensões do indivíduo que estão intimamente relacionadas e o sujeito só é capaz de aprender de fato, quando ele é afetado por aquele conhecimento, ou seja, quando aquele conhecimento faz sentido pra ele. O presente estudo compreende uma pesquisa básica de natureza qualitativa de cunho descritivo. Os métodos de coleta de dados foram o questionário com perguntas abertas e fechadas, e análise documental. Como método de análise de dados foram utilizadas as contribuições da análise de conteúdo, por se aproximar da natureza da pesquisa qualitativa.

Biografia do Autor

Rosimar Morais Barbosa, Faculdade Itop

Graduanda do curso de Pedagogia da Faculdade Itop.

Érica Cristina Barros Gomes, Universidade Estácio de Sá

Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá.

Mariany Almeida Montino, Unitins/ITOP

Doutora e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), graduada em Pedagogia pela Universidade São Francisco. Entre maio/2009 e abril/2010 participou do programa intercalar de doutoramento na Universidade de Lisboa, também com financiamento CAPES, no programa PDEE. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ciência e Ensino da Unicamp - GEPCE entre os anos de 2002 e 2014. Atuou, no período de 25 anos como professora de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos nas escolas municipais de Bragança Paulista. Entre os anos de 1999 e 2004, desempenhou funções de Direção de Escola, Coordenação Pedagógica, Supervisão de Ensino e Assessoria de Educação na Prefeitura Municipal de Bragança Paulista. Foi presidente do Conselho Municipal de Educação do Município de Bragança Paulista no biênio 2006/2007. Atualmente é docente e pesquisadora da Universidade Estadual do Tocantins, nas áreas de Planejamento, Avaliação, Gestão Escolar e Gestão da Aprendizagem, desenvolvendo pesquisas e orientações sobre questões de Violências nas Escolas e práticas de Mediação e Resolução de Conflitos. É também professora convidada na Faculdade ITOP, ministrando disciplinas no curso de Pedagogia. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Cultura e Transversalidade. Pesquisadora e líder de grupo do Núcleo Institucional de Estudos em Políticas Públicas Educacionais (NIEPPE).

Publicado
2020-12-10