CARACTERÍSTICAS DO ATENDIMENTO DOMICILIAR DA EQUIPE DE ENFERMAGEM DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM LAJEADO - TOCANTINS.

Resumo

A atenção domiciliar pode ser definida como um modelo de assistência que engloba a promoção, prevenção, tratamento, reabilitação e paliação da saúde, no âmbito domiciliar. Compreende-se como atenção domiciliar todas as práticas realizadas no domicílio do paciente, abrangendo visitas domiciliares, atendimento domiciliar e internações domiciliares, ofertando um novo modelo de prestação de serviços de saúde. Na Atenção Básica a atenção domiciliar é realizada pela equipe da Estratégia Saúde da Família por meio das visitas domiciliares e do atendimento domiciliar. Com base no exposto, o estudo possui o objetivo de relatar as características do atendimento domiciliar realizado pela equipe de enfermagem da Estratégia Saúde da Família do município de Lajeado – TO. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, por meio do relato de experiência acerca da vivência no acompanhamento da prestação de serviços de saúde domiciliares ofertados no período de julho de 2020. Os dados foram coletados por meio de diário de bordo, observação estruturada, análise de documentos e participação nas atividades clínicas/gerenciais. Os resultados foram categorizados em tópicos: Características da Unidade Básica de Saúde Dona Felisbela e Equipe da Estratégia Saúde da Família; A realização do atendimento domiciliar; Procedimentos realizados pela Equipe Estratégia Saúde da Família no atendimento domiciliar; Caracterização dos pacientes assistidos pelo atendimento domiciliar; Atendimento Domiciliar em tempos de Pandemia. Conclui-se que a atenção domiciliar é de suma importância para a integralidade do cuidado, uma vez que nesta modalidade a construção do cuidado envolve profissional, paciente e família sendo a equipe de enfermagem peça fundamental para concretização deste cuidado.

Biografia do Autor

Ana Paula Machado Silva, ITOP

Graduada em Enfermagem (ULBRA) Especialista em Saúde Pública. Mestranda em Ensino, Ciências e Saúde  pela UFT. Professora no curso de enfermagem da Faculdade ITOP.  Lattes: http://lattes.cnpq.br/7805422357279100

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3203-4160

Publicado
2020-12-10