CURVAS DE BÉZIER E ALGUMAS APLICAÇÕES

Resumo

A presente pesquisa é voltada para o estudo matemático das curvas de Bézier, enfatizando uma abordagem para o Ensino Médio que engloba funções do segundo grau, geometria analítica, números complexos e área. Escolhemos aplicações elementares a fim de evitar longas notas técnicas. Além disso, algumas aplicações sofreram simplificações, mantendo-se a ideia central, de modo a facilitar sua introdução em turmas do Ensino Médio. Faz-se presente um resumo histórico da criação e das primeiras aplicações. Os resultados considerados, ou obtidos, possuem dedução por meio de técnicas elementares, livres do Cálculo, embora o conceito de limite esteja presente de maneira germinal. Demonstrou-se caracterizações para as curvas de Bézier definidas por dois, e por três pontos.

Biografia do Autor

Adriano Pinho Almeida, Unidade Integrada Abdon Braide em Santa Luzia – MA

Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão, polo de Santa Luzia, vinculado ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica/PARFOR. Docente de Matemática na Unidade Integrada Abdon Braide em Santa Luzia – MA. LATTES: http://lattes.cnpq.br/2616765039034875.Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3209-8861

Cleber Cavalcanti, UFMA
Possui graduação em Matemática - Bacharelado pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003).   Tem experiência na área de Equações Diferenciais Parciais de Evolução, atuando principalmente nos seguintes temas: existência e unicidade de soluções, decaimento, espalhamento, Teoria do Controle, bem como nas suas resoluções por meio de Métodos Numéricos, em especial, utilizando o Método dos Elementos Finitos.   É professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Maranhão desde 2005. Desde 2018 atua como coordenador dos cursos de Matemática - Licenciatura e Matemática - Bacharelado, da UFMA.
Publicado
2020-12-02