OS JOGOS COMO INSTRUMENTOS DE ENSINO- APRENDIZAGEM PARA MATEMÁTICA

Palavras-chave: Matemática, Jogos, Ensino-fundamental

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar parte de uma pesquisa que mostrou a relação dos jogos como facilitadores do processo ensino-aprendizagem de matemática, estimulando a criatividade, a expressividade e sociabilidade dos alunos em sala de aula. Foi realizada pesquisa exploratória e descritiva com abordagem quantitativa e qualitativa através de observação direta do uso do jogo como instrumento para exercitar e estimular um agir-pensar dos alunos. Os participantes foram quatro professores em duas turmas de 23 alunos de cada sala de aula do 4º ano do Ensino Fundamental com atuação em conjunto da direção e supervisão da escola Gonçalves Dias, no município de Santa Luzia, Maranhão. Os dados foram coletados por meio de questionários estruturados e na observação direta da utilização de dois tipos de jogos em sala de aula. Os resultados demostraram que o uso de jogos como instrumentos para ensinar matemática possibilitaram o desenvolvimento das correntes afetiva, criativa, cognitiva e social dos alunos.

Palavras-chave: Matemática, Jogos, Ensino Fundamental.

Biografia do Autor

Roseane Alves do Nascimento

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (2020). Tem experiência na área de Matemática.

Afonso Pena Costa do Amaral Filho, Universidade Federal do Maranhão

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA/1988); Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/1996); Especialização em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/1993); Especialização em Elaboração, Análise e Avaliação de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/DF/1989) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA/2004). Professor Assistente do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Maranhão (DEMAT/UFMA) na área de Estatística e Probabilidade. Consultor do Instituto Nacional de Estudos Sócios Econômicos (INESC).

Publicado
2020-12-02