OS JOGOS COMO INSTRUMENTOS DE ENSINO- APRENDIZAGEM PARA MATEMÁTICA
Resumo
Este artigo tem como objetivo relatar parte de uma pesquisa que mostrou a relação dos jogos como facilitadores do processo ensino-aprendizagem de matemática, estimulando a criatividade, a expressividade e sociabilidade dos alunos em sala de aula. Foi realizada pesquisa exploratória e descritiva com abordagem quantitativa e qualitativa através de observação direta do uso do jogo como instrumento para exercitar e estimular um agir-pensar dos alunos. Os participantes foram quatro professores em duas turmas de 23 alunos de cada sala de aula do 4º ano do Ensino Fundamental com atuação em conjunto da direção e supervisão da escola Gonçalves Dias, no município de Santa Luzia, Maranhão. Os dados foram coletados por meio de questionários estruturados e na observação direta da utilização de dois tipos de jogos em sala de aula. Os resultados demostraram que o uso de jogos como instrumentos para ensinar matemática possibilitaram o desenvolvimento das correntes afetiva, criativa, cognitiva e social dos alunos.
Palavras-chave: Matemática, Jogos, Ensino Fundamental.
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.