O ENSINO DA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL COM O AUXÍLIO DO MATERIAL DOURADO

Palavras-chave: Material Dourado. Adição. Subtração.

Resumo

A pesquisa tem como objetivo principal propor uma sequência didática com intuito de abordar conteúdos relacionados às operações básicas de adição e subtração lecionados no ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.  Para tal, buscou-se descrever a história do material dourado, demonstrar  a construção de números naturais e as operações de adição e subtração com o uso do material dourado usando a sequência didática e por fim, de modo a complementar a sequência didática, buscou-se propor resoluções de problemas com o uso do material didático.

Biografia do Autor

Josenildo Silva de Moura, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão, polo de Lago do Junco,
vinculado ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica/PARFOR. LATTES: http://lattes.cnpq.
br/6471953294802200. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0580-6498

Italo Oliveira Albuquerque, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (2012) e é Mestre em matemática pela mesma instituição. Atualmente é Professor Efetivo na Universidade Federal do Maranhão. LATTES: http://lattes.cnpq.br/6471953294802200. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0580-6498

Publicado
2020-12-02