EDUCAÇÃO FÍSICA NA INFÂNCIA: A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS TRADICIONAIS COMO FORMA DE APRENDIZAGEM NO AMBIENTE ESCOLAR

  • Dayhane Cerqueira Andrade Universidade Federal do Tocantins
  • Laysa Gabriella Sales Sousa Universidade Federal do Tocantins
  • Poliana Rodrigues Mercedes Rocha Universidade Federal do Tocantins
  • Tháynna Soares dos Santos Universidade do Tocantins
  • Alderise Pereira Quixabeira
  • Ruhena Kelber Abrão Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave: Infância. Brincadeiras. Jogos Tradicionais. Educação Física Escolar.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir a relevância do resgate das brincadeiras tradicionais nas aulas de Educação Física e suas contribuições no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizado no ambiente escolar. Tendo em vista, que a expansão do modo de produção capitalista e o avanço da tecnologia trouxeram consigo uma série de mudanças conjunturais, dentre elas uma reconfiguração da sociedade, de suas formas e modos de viver e conviver não só no ambiente escolar, mas também em sociedade. A partir de um estudo de base bibliográfica, compreendemos que as brincadeiras tradicionais aos poucos estão sendo substituídas pelos jogos eletrônicos, entre outras tecnologias da contemporaneidade, o que torna um desafio para a interação social entre os alunos e demais sujeitos envolvidos no processo não só educacional, mas familiar e social, sujeitos estes que estão se tornando cada vez mais individualizados, o que pode ocasionar em, prejuízos ao processo de desenvolvimento de ensino e aprendizado dos mesmos. Tal situação nos levou a repensar os caminhos dessa nova sociabilidade, buscando assim, discutir acerca do resgate das brincadeiras e jogos tradicionais para o âmbito escolar como um importante recurso pedagógico nas aulas de Educação Física, uma vez que estas aulas se constituem como um espaço privilegiado para a interação entre as pessoas, aprendizado e disseminação de valores na sociedade.

Biografia do Autor

Dayhane Cerqueira Andrade, Universidade Federal do Tocantins

Graduanda em Educação Física (UFT)

Laysa Gabriella Sales Sousa, Universidade Federal do Tocantins

Graduanda em Educação Física, UFT

Poliana Rodrigues Mercedes Rocha, Universidade Federal do Tocantins

Graduanda em Educação Física, UFT

Tháynna Soares dos Santos, Universidade do Tocantins

Graduanda em Educação Física, UFT

Alderise Pereira Quixabeira

Graduada em Pedagogia e Educação Física, mestranda em Ensino em Ciências em Saúde (UFT)

Publicado
2021-06-09