EDUCAÇÃO FÍSICA NA INFÂNCIA: A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS TRADICIONAIS COMO FORMA DE APRENDIZAGEM NO AMBIENTE ESCOLAR
Resumo
O presente artigo tem como objetivo discutir a relevância do resgate das brincadeiras tradicionais nas aulas de Educação Física e suas contribuições no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizado no ambiente escolar. Tendo em vista, que a expansão do modo de produção capitalista e o avanço da tecnologia trouxeram consigo uma série de mudanças conjunturais, dentre elas uma reconfiguração da sociedade, de suas formas e modos de viver e conviver não só no ambiente escolar, mas também em sociedade. A partir de um estudo de base bibliográfica, compreendemos que as brincadeiras tradicionais aos poucos estão sendo substituídas pelos jogos eletrônicos, entre outras tecnologias da contemporaneidade, o que torna um desafio para a interação social entre os alunos e demais sujeitos envolvidos no processo não só educacional, mas familiar e social, sujeitos estes que estão se tornando cada vez mais individualizados, o que pode ocasionar em, prejuízos ao processo de desenvolvimento de ensino e aprendizado dos mesmos. Tal situação nos levou a repensar os caminhos dessa nova sociabilidade, buscando assim, discutir acerca do resgate das brincadeiras e jogos tradicionais para o âmbito escolar como um importante recurso pedagógico nas aulas de Educação Física, uma vez que estas aulas se constituem como um espaço privilegiado para a interação entre as pessoas, aprendizado e disseminação de valores na sociedade.
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