INTERSUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO: PROCESSOS DE INCLUSÃO

  • Fernanda Silva Rieger Faculdade ITOP
  • Leila Dias Pereira do Amaral
Palavras-chave: Síndrome de Down; Educação Inclusiva; Intersubjetividade.

Resumo

A Inclusão não possui o mesmo significado de integração, isto é, trata-se de um processo pedagógico e, por vezes paradigmático, muito além de apenas inserir os alunos com necessidades educacionais especiais em uma classe regular. Para tanto, esse estudo buscou destacar as práticas Intersubjetivas na Educação como um fator essencial para o desenvolvimento desse processo. O objeto de estudo foram os estudantes com Síndrome de Down do Ensino Fundamental. Realizou-se um estudo exploratório, utilizando-se a técnica do diário de campo, por meio de uma observação não-participante em uma escola no Município de Palmas – TO. Considerou-se que uma práxis intersubjetiva, proporciona conhecer os pontos fortes de cada aluno e sua subjetividade, não apenas os seus limites e necessidades, o que pode favorecer o professor a elaborar melhores estratégias de aprendizagem.

Publicado
2020-12-10