MÍDIAS SOCIAIS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA: APLICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CURSO DE ENFERMAGEM EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR EM PALMAS, TO, BRASIL

Palavras-chave: Educação, Ensino e Aprendizagem, Mídias Sociais. Curso de Enfermagem

Resumo

O uso das mídias e sua expansão na sala de aula torna as instituições de ensino mais atraentes e o conhecimento mais instigador, estimulante, provocativo, dinâmico, ativo.  Assim essa pesquisa questionou: qual é a visão dos alunos do curso de Enfermagem da Faculdade ITOP sobre a inserção das mídias sociais no processo de ensino e aprendizagem?  Foi definido como objetivo principal identificar as experiências e visões  dos alunos do curso de Enfermagem da Faculdade ITOP com o uso das mídias sociais no processo de ensino e aprendizagem e, como objetivos específicos: evidenciar as possibilidades de uso das mídias sociais na educação; apresentar as mídias sociais aplicadas na mediação do processo ensino aprendizagem no curso estudado e  descrever o uso das mídias no exercício da práxis do professor. As leituras de Belloni (2019), Coll (2014), Kenski (2011), Lorenzo (2016), dentre outros, fundamentaram teoricamente a pesquisa. Para o estudo realizado utilizou-se a seguinte metodologia: análise de estudos bibliográficos sobre o tema; elaboração e aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas a 49 alunos do curso de Enfermagem da Faculdade ITOP, análise quantitativa sobre o perfil dos pesquisados e uso das mídias sociais em sala de aula, análise qualitativa para compreender a visão dos estudantes sobre os pontos positivos, negativos e uso das mídias sociais pelos professores em sala de aula. Na análise dos resultados foi identificado que os pesquisados acham importante o uso das mídias sociais no processo de ensinar e aprender, usam para baixar material e acompanhar seu desempenho educacional; o aspecto positivo mais destacado foi facilitar o aprendizado, o negativo foi gerar distração dos alunos e o uso mais frequente na sala de aula das mídias sociais pelos professores é para postar material didático. Conclui-se que o professor deve conhecer sobre os tipos e usos das mídias sociais na educação para poder diversificar sua prática pedagógica, haja vista que os alunos estão buscando conhecimento em diversos espaços que vão além da sala de aula.

 

Palavras-chaves: Educação, Ensino e Aprendizagem, Mídias Sociais. Curso de Enfermagem

Biografia do Autor

Marcos Aurelio Pereira da Silva, Faculdade ITOP

Estudante do Curso Bacharelado em Ciências Contábeis da Faculdade ITOP. Lattes: http://lattes.cnpq.
br/2301870536201314. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1881-7874

Doriane Braga Nunes Bilac, Faculdade ITOP

Professora do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade ITOP. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7643848873641993. ORCID: http://orcid.org/0000-0003-2632-345X. Email: doribilac@gmail.com.br.

Publicado
2020-12-10