EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA O SEXTO ANO DA ESCOLA PROFESSORA VITÓRIA SILVA BARROS NO MUNICÍPIO DE GOVERNADOR NUNES FREIRE

  • Giovane Silva Ferreira Universidade Federal do Maranhão
  • Anamoza Abreu Universidade Federal do Maranhão
Palavras-chave: educação financeira, ensino de matemática, ensino fundamental.

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa de trabalho de conclusão de curso e objetiva analisar a relevância de desenvolver no âmbito da Educação Básica no Ensino Fundamental através da disciplina de Matemática temas transversais contemporâneo inerentes à educação financeira com ênfase nas habilidades, aprendizagens, competências, conteúdos e unidades temáticas da Base Nacional Curricular Comum que podem ser relacionados com o conhecimento financeiro. A pesquisa campo foi realizada no ano de 2019 em escola púbica de ensino fundamental do município Gov. Nunes Freire com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e seus pais. A Matemática no Ensino Fundamental e o conhecimento que esta propicia são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo tais como: raciocinar, planejar, interpretar e solucionar problemas e estes auxiliam na construção da cidadania do ser humano no desenvolvimento de suas potencialidades. Autores como Carvalho (2014), Chaves (2016), Bezerra (2014); Oliveira (2015) e Rosa (2015) foram importantes nas discussões sobre Educação Financeira no Ensino Fundamental. Com os resultados podemos constatar como a educação financeira constitui uma ferramenta capaz de fornecer conhecimento e informação sobre comportamentos básicos para uma melhor qualidade de vida financeira e de vida de pessoas e comunidades.

Publicado
2020-11-17