A GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II EM SANTA LUZIA-MA

Resumo

Esta pesquisa analisou o desenvolvimento do ensino de Geometria no Ensino Fundamental II no município de Santa Luzia-MA, entre os anos 2013 e 2017. Foi realizada por meio de estudo bibliográfico e da análise de dados coletados junto à Secretaria de Educação deste município. Além disso, buscou identificar e comparar os índices obtidos nas avaliações referentes a Prova Brasil, pelos alunos da rede municipal de ensino. Os Parâmetros Curriculares Nacionais, as Diretrizes Gerais do Sistema Municipal de Ensino e o Documento Curricular do Território Maranhense, serão a base para o desenvolvimento desta pesquisa, a fim de comprovar que muitas coisas já foram alcançadas, mas que as falhas no ensino ainda precisa de atenção e estudos que busquem por soluções urgentes e emergentes para a qualidade do ensino municipal.

Biografia do Autor

Cleber Cavalcanti, UFMA
Possui graduação em Matemática - Bacharelado pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003).   Tem experiência na área de Equações Diferenciais Parciais de Evolução, atuando principalmente nos seguintes temas: existência e unicidade de soluções, decaimento, espalhamento, Teoria do Controle, bem como nas suas resoluções por meio de Métodos Numéricos, em especial, utilizando o Método dos Elementos Finitos.   É professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Maranhão desde 2005. Desde 2018 atua como coordenador dos cursos de Matemática - Licenciatura e Matemática - Bacharelado, da UFMA.
Cleuson Vieira da Silva, Unidade Escolar Graça Aranha em Santa Luzia – MA

PGraduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão, polo de Santa Luzia, vinculado ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica/PARFOR. Docente de Matemática na Unidade Escolar Graça Aranha em Santa Luzia – MA. LATTES: http://lattes.cnpq.br/5401525620165927. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0552-9600

Publicado
2020-11-17