O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA: ANÁLISE DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
No atual contexto educacional percebe-se que não há grande interesse dos discentes pelos conteúdos de Matemática e esse fato pode ser resultado da falta de compreensão de sua aplicabilidade no cotidiano na vida social. Este trabalho visa investigar e analisar atividades lúdicas como ferramentas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem de Matemática no ensino fundamental, bem como descrever e explicar suas potencialidades e propor possíveis explorações e avaliações. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, e têm como objeto de estudo os jogos didáticos nas aulas de Matemática. Para alcançar os objetivos deste trabalho foi feita uma revisão bibliográfica não sistemática de vários livros e artigos para pesquisar possíveis jogos didáticos que poderiam ser aplicados no Ensino Fundamental I. Foram escolhidos três jogos: Jogo das Três Cartas, Batalha de Operações e Multiplicação na Linha. Esses jogos podem desenvolver aspectos cognitivos nos alunos, aprimorando suas potencialidades e ainda por meio deste, a criança produz e compartilha opiniões com os colegas, pratica suas reflexões, amplia o conhecimento e saberes matemáticos. O professor pode usar diferentes métodos de avaliação, como por meio de observações críticas, sempre considerando o desempenho do aluno dentro das atividades desenvolvidas, analisando suas habilidades e dificuldades e se os objetivos foram atingidos. Os levantamentos dos jogos e suas análises mostraram a importância da inserção do lúdico no contexto educacional, visto que por meio dele é possível construir uma aprendizagem significativa na estrutura cognitiva do aluno por meio do estímulo de diferentes potenciais e habilidades matemáticas.
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.