O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA: ANÁLISE DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

  • Daniele dos Santos Silva Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Joelma Bezerra De Melo Centro de Ensino José Malaquias em Lago do Junco - MA
Palavras-chave: Lúdico, Matemática, Ensino, jogos

Resumo

No atual contexto educacional percebe-se que não há grande interesse dos discentes pelos conteúdos de Matemática e esse fato pode ser resultado da falta de compreensão de sua aplicabilidade no cotidiano na vida social. Este trabalho visa investigar e analisar atividades lúdicas como ferramentas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem de Matemática no ensino fundamental, bem como descrever e explicar suas potencialidades e propor possíveis explorações e avaliações. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, e têm como objeto de estudo os jogos didáticos nas aulas de Matemática. Para alcançar os objetivos deste trabalho foi feita uma revisão bibliográfica não sistemática de vários livros e artigos para pesquisar possíveis jogos didáticos que poderiam ser aplicados no Ensino Fundamental I. Foram escolhidos três jogos: Jogo das Três Cartas, Batalha de Operações e Multiplicação na Linha. Esses jogos podem desenvolver aspectos cognitivos nos alunos, aprimorando suas potencialidades e ainda por meio deste, a criança produz e compartilha opiniões com os colegas, pratica suas reflexões, amplia o conhecimento e saberes matemáticos. O professor pode usar diferentes métodos de avaliação, como por meio de observações críticas, sempre considerando o desempenho do aluno dentro das atividades desenvolvidas, analisando suas habilidades e dificuldades e se os objetivos foram atingidos. Os levantamentos dos jogos e suas análises mostraram a importância da inserção do lúdico no contexto educacional, visto que por meio dele é possível construir uma aprendizagem significativa na estrutura cognitiva do aluno por meio do estímulo de diferentes potenciais e habilidades matemáticas.

 

Biografia do Autor

Daniele dos Santos Silva, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (2007) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (2013). Atuou como professor substituto da Universidade Federal do Maranhão por duas vezes, professor da Universidade CEUMA, professor substituto da Universidade Estadual do Maranhão. Atualmente é professora efetiva da UFMA Campus Pinheiro.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0417998717938265

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0914-1681.

Joelma Bezerra De Melo, Centro de Ensino José Malaquias em Lago do Junco - MA

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão, polo de Lago do Junco, vinculado ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica/PARFOR. Docente de Matemática no Centro de Ensino José Malaquias em Lago do Junco - MA. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7865237408309727. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3561-9212.

Publicado
2020-11-17