O ENSINO DA PORCENTAGEM POR MEIO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Resumo
A porcentagem está presente em diversas situações do dia-a-dia, sua evidência é clara quando se faz uso da matemática financeira. Saber escolher a melhor oferta e decidir se vale a pena comprar à vista ou a prazo é necessário entender os descontos, os juros, as porcentagens. Um dos grandes desafios do ensino de Matemática é trazer ao entendimento de nossos alunos de forma contextualizada e abrangente esses conceitos além de outros que os conduzam para uma boa educação financeira. Neste contexto, o objetivo geral deste trabalho é elaborar uma proposta didática relacionada aos conceitos introdutórios sobre porcentagem e educação financeira. E como objetivos específicos fazer o estudo de porcentagens através da matemática financeira dentro do contexto social do educando, incentivar o professor a trabalhar com seus alunos em grupos propiciando aos discentes a produção e resolução de seus próprios problemas. O presente trabalho se consolida sobre uma pesquisa bibliográfica, se utiliza também de pesquisa de campo de natureza qualitativa, desenvolvido com alunos do 9º das séries finais de uma escola do município de Bom Lugar - MA, metodologicamente divido em três etapas, na primeira foi apresentado o conteúdo teoricamente, a segunda destinada à confecção de materiais, divisão de equipes e apresentação de alguns cálculos, a última parte se destinou a execução da atividade proposta. A partir da aplicação da atividade didática, conclui-se que houve uma maior produtividade quando executam trabalhos em grupo, os alunos conseguiram criar e resolver seus próprios problemas, e assimilaram muito bem o estudo da porcentagem na matemática financeira.
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