ANÁLISE DO PROCEDIMENTO DE NOTIFICAÇÃO DE AUTUAÇÃO PELO DETRAN

  • Maykon Costa Alves ITOP
  • Nile William Fernandes Hamdy IFTO
Palavras-chave: devido processo legal administrativo, exercício do poder de polícia do trânsito, notificação de autuação e penalização

Resumo

Este trabalho é um estudo que visa analisar, de forma qualitativa, como se dá o procedimento de comprovação da notificação do autuado e o penalizado pelo DETRAN do Estado do Tocantins. Em busca de entender a capacidade administrativa desta Autarquia em garantir a segurança jurídica de seus procedimentos, para que estes não sejam eivados de vícios que acarrete a nulidade e o arquivamento do processo disciplinar do trânsito. Para este trabalho solicitei informações juntamente ao ente pesquisado, e fiz um estudo da legislação aplicada ao procedimento de notificação do interessado. Desde os princípios e garantias fundamentais positivados na Constituição Federal. Passando pela Lei federal 9.503, que institui o Código de Trânsito Brasileiro que disciplina de maneira genérica o processo administrativo de infração no trânsito. Até as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito, que normatizam o procedimento administrativo. Realizando então uma análise comparativa e descritiva dos procedimentos realizados pelo DETRAN do Tocantins com os procedimentos estabelecidos pela legislação pertinente. Finalizando com uma sugestão para melhora na administração dos processos sancionatórios da Autarquia.

Biografia do Autor

Nile William Fernandes Hamdy, IFTO

Advogado, bacharel em Direito e Mestre em Direito Agrário, ambos pela Universidade Federal de Goiás. Pesquisa com ênfase na função social do imóvel rural, procedimentos judiciais de desapropriação-sanção, e direitos fundamentais na realidade agrária.

Publicado
2020-09-28
Seção
Artigos