A PRÁTICA DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: INSTRUMENTO DE SOCIALIZAÇÃO E APRENDIZAGEM
Resumo
O presente artigo tem a finalidade de realizar considerações a respeito da prática da leitura nas séries iniciais do Ensino Fundamental como possível instrumento favorecedor da socialização e aprendizagem. A pesquisa justifica-se no fato de que há uma parcela significativa de alunos que chegam aos anos finais do Ensino Fundamental com deficiências na leitura e produção textual. Às vezes, tais fragilidades vão estendendo até o Ensino Médio e Superior. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa com pesquisa bibliográfica. Notamos que, a leitura vai para além da decodificação é que, para ser instrumento de socialização, aprendizagem e emancipação carece da mediação consciente da escola, professor, família e do próprio sujeito aprendiz. A leitura poderá constituir como instrumento, se for realizada práticas significativas, contextualizadas, reflexivas e intencionais quanto a ler nas linhas, nas entrelinhas e para além das linhas como afirma Freire. Os resultados apontam que adquirir e gostar do hábito de leitura é um processo e não um fim em si mesmo, necessitando de incentivo, vivências, exemplos e contextos reais que inspirem e toquem a pré-disposição do aluno para o desenvolvimento e apreciação da habilidade leitora.
Referências
____________Ministério da Educação e Cultura Secretaria de Educação Básica. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Língua Portuguesa. Secretaria da Educação Fundamental. 3 ed. Brasília: A Secretária, 2001.
CORDEIRO, Verbana Maria Rocha. Itinerários de leitura no espaço escolar. In: Revista da FAEEBA/Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação IV. I, n. I, pp. 95-102, jan./jun., 2004.
FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler. 43 ed. São Paulo: Cortez, 2002.
GERALDI, J. W. Concepções de Linguagem e Ensino de Português. Em: O texto na sala de aula: Leitura & Produção. São Paulo, Ática. 2004.
KLEIMAN, Angela. Texto e Leitor: aspectos cognitivos da leitura. 14ª Ed. Campinas, SP: Pontes, 2011. (B).
SILVA, Ezequiel Theodoro da.Leitura e realidade brasileira. 2. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1985.
___________________Leitura na Escola e na Biblioteca. 8 ed. Campinas: Papirus, 2003.
SILVEIRA, R. Ela ensina com amor e carinho, mas toda enfezada, danada da vida in Cultura, mídia e educação: Educação e Realidade. Rio Grande do Sul: v. 22, nº 02, jul-dez 1997.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6 ed. Porto Alegre: Artmed, 1988.
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.