A PRÁTICA DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: INSTRUMENTO DE SOCIALIZAÇÃO E APRENDIZAGEM

  • Marcelo Alessandro Honorato de Sousa
  • Ilda Neta Silva Almeida ITOP/ SEDUC
Palavras-chave: Escola. Instrumento de socialização. Leitura. Prática.

Resumo

O presente artigo tem a finalidade de realizar considerações a respeito da prática da leitura nas séries iniciais do Ensino Fundamental como possível instrumento favorecedor da socialização e aprendizagem. A pesquisa justifica-se no fato de que há uma parcela significativa de alunos que chegam aos anos finais do Ensino Fundamental com deficiências na leitura e produção textual. Às vezes, tais fragilidades vão estendendo até o Ensino Médio e Superior. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa com pesquisa bibliográfica. Notamos que, a leitura vai para além da decodificação é que, para ser instrumento de socialização, aprendizagem e emancipação carece da mediação consciente da escola, professor, família e do próprio sujeito aprendiz. A leitura poderá constituir como instrumento, se for realizada práticas significativas, contextualizadas, reflexivas e intencionais quanto a ler nas linhas, nas entrelinhas e para além das linhas como afirma Freire. Os resultados apontam que adquirir e gostar do hábito de leitura é um processo e não um fim em si mesmo, necessitando de incentivo, vivências, exemplos e contextos reais que inspirem e toquem a pré-disposição do aluno para  o desenvolvimento e apreciação da habilidade leitora.

Biografia do Autor

Marcelo Alessandro Honorato de Sousa

Pedagogia (São Marcos – FASAMAR); Pós Graduado em Psicopedagogia Escolar (ITOP), Aperfeiçoamento em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (EPDS/UFT); Pós Graduando em Gestão e Docência do Ensino Superior pela Faculdade Laboro (Palmas-TO); Pós Graduando em Tutoria de Educação à Distância (Faculdade FAVENI/Ead)

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Publicado
2020-06-29