REFLEXÕES ACERCA DO ROLEPLAYING GAME (RPG) NA EDUCAÇÃO
POTENCIALIDADE COGNITIVA
Resumo
Este é um artigo resultado de uma dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFT). O objetivo foi entender o papel que os jogos de RPG desempenham no cibermundo contemporâneo, assim como sua produção acadêmica no Brasil. Atualmente os games são caracterizados pela sua intermidialidade, ou seja, a conversação dos games com outras mídias, a exemplo de filmes. A partir desse pressuposto, realizamos uma Pesquisa Bibliográfica para revisão teórica, apresentando aspectos importantes da história do RPG no Brasil e no mundo. Outra etapa foi relacionar o RPG à educação. O problema de pesquisa se delimitou no entorno da questão: quais as pesquisas desenvolvidas no brasil? Qual discussão podemos levar a partir da observação inicial dos dados de pesquisa? O referencial teórico se baseou nos aportes da Linguística Cognitiva (JOHNSON, 1987; CREPALDE, 2014) e no Pensamento Complexo (EDGAR MORIN, 2007), e em trabalhos sobre RPG e Game (EDSON CUPERTINO, 2008), (WAGNER SCHIMIT, 2008). Nossos resultados sinalizam que sem uma observação dos parâmetros que compõem, ou melhor, dos mecanismos do RPG e o estudo aprofundado do mesmo pode levar a configurar o RPG como falsa novidade, apesar de suas linguagens líquidas. Por fim refletimos acerca do que chamamos de potencialidade cognitiva do RPG que é uma das potencialidades que podem sofrer desdobramentos acadêmicos.
Referências
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