REFLEXÕES ACERCA DO ROLEPLAYING GAME (RPG) NA EDUCAÇÃO

POTENCIALIDADE COGNITIVA

  • ARTHUR BARBOSA DE OLIVEIRA Universidade federal do Tocantins
  • José Damião Trindade Rocha UFT
Palavras-chave: jogo de interpretação de personagens, cognição, educação

Resumo

Este é um artigo resultado de uma dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFT). O objetivo foi entender o papel que os jogos de RPG desempenham no cibermundo contemporâneo, assim como sua produção acadêmica no Brasil. Atualmente os games são caracterizados pela sua intermidialidade, ou seja, a conversação dos games com outras mídias, a exemplo de filmes. A partir desse pressuposto, realizamos uma Pesquisa Bibliográfica para revisão teórica, apresentando aspectos importantes da história do RPG no Brasil e no mundo. Outra etapa foi relacionar o RPG à educação. O problema de pesquisa se delimitou no entorno da questão: quais as pesquisas desenvolvidas no brasil? Qual discussão podemos levar a partir da observação inicial dos dados de pesquisa?  O referencial teórico se baseou nos aportes da Linguística Cognitiva (JOHNSON, 1987; CREPALDE, 2014) e no Pensamento Complexo (EDGAR MORIN, 2007), e em trabalhos sobre RPG e Game (EDSON CUPERTINO, 2008), (WAGNER SCHIMIT, 2008). Nossos resultados sinalizam que sem uma observação dos parâmetros que compõem, ou melhor, dos mecanismos do RPG e o estudo aprofundado do mesmo pode levar a configurar o RPG como falsa novidade, apesar de suas linguagens líquidas. Por fim refletimos acerca do que chamamos de potencialidade cognitiva do RPG que é uma das potencialidades que podem sofrer desdobramentos acadêmicos.

Biografia do Autor

José Damião Trindade Rocha, UFT

Pós-Doutor/UEPA. Doutor em Educação/UFBA. Mestre em Educação Brasileira/UFG. Docente do Doutorado em Educação na Amazônia - PGEDA/UFPA. Docente do PPGE/UFT. Coordenador do Mestrado Profissional em Educação PPPGE/UFT. Pesquisador do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia: UEPA,UFRN, UFT (Procad/2018). Sócio da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (Anped)/GT -12 Currículo. Membro da Anped/Norte. Sócio da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Sócio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Sócio da Associação Brasileira de Estudos em Homocultura (ABEH). Pesquisador da Rede Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior (Rides). Membro do Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais em Educação (Fompe). Membro do Comitê Técnico-Científico CTC/UFT. Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE/Pedagogia/UFT). Professor Associado do curso de Pedagogia/UFT. Tem experiência na gestão superior da Universidade, coordenação de curso de graduação e de programa de pós-graduação. Líder de grupo de pesquisa Gepce na área de Currículo da plataforma Lattes/CNPq. Sua atuação tem ênfase em Currículo, Docência e Formação de Professoras, atuando nos temas: Teoria do Currículo; Currículo da Educação Infantil; Currículo do Ensino Fundamental; Currículo da Educação Superior; Currículo interseccionado com diversidade sexual, gênero, minorias sociais; Currículo na interzona das tecnologias ciberculturais. https://orcid.org/0000-0002-5788-7517

Referências

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Publicado
2020-06-28