PENSAMENTO FREIREANO, PESQUISA-FORMAÇÃO, MÉTODOS ATIVOS E ETNOMATEMATICA COM PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS

Palavras-chave: Educação com Jovens, Adultos e Idosos, Tema Gerador, Etnomatematica

Resumo

O presente estudo discute sobre experiências no Projeto MOVA-Brasil, que promoveu um processo de alfabetização com doze educandos localizados no bairro Jacintinho, em Maceió-AL. O trabalho tem como objetivo geral discutir sobre a abordagem Etnomatemática no processo de alfabetização matemática com pessoas jovens, adultas e idosas, e como objetivos específicos propor práticas pedagógicas com base o pensamento de Paulo Freire e apresentar atividades de matemática pela via da Etnomatemática com base em tema gerador. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, com abordagem de pesquisa-ação. Os resultados favoreceram aos educadores, estudantes e interessados pela temática, uma visão diferenciada sobre o ensino da matemática com pessoas jovens, adultas e idosas, com vistas aos aspectos teóricos-metodológicos com vistas à emancipação e à humanização.

Biografia do Autor

Leila Carla dos Santos Quaresma, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

Mestranda pelo Programa de Pós Graduação no Ensino de Ciências e Matemática(PPGECIM- 2018) pela Universidade Federal de Alagoas. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas(2016). Pós-graduada em Educação Profissional e Tecnológica(2018) e Psicopedagogia Institucional(2019) pela Faculdade Campos Elíseos. Atuou como bolsista do Grupo de Teorias e Práticas em Educação de Jovens e Adultos e da pesquisa intitulada "A leitura e a formação de leitores no Estado de Alagoas: estudo e intervenção de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (2013/2014) que faz parte do observatório de leitura em EJA de Alagoas, sendo o estudo de base qualitativa, adotando uma abordagem colaborativa (IBIAPINA, 2008), tendo como eixo temático a Educação de Jovens e Adultos, na linha de pesquisa Educação e Linguagem. Foi professora em séries iniciais na Escola Estadual Jornalista Freitas Neto (2013). Durante a graduação foi Monitora da disciplina de Estatística Educacional (2013) e Monitora das disciplinas de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental e Estágio Supervisionado no Ensino Médio com ênfase em Formação de Professores (2015-2016). Foi bolsista do projeto de desenvolvimento acadêmico institucional (BDAI), realizando estudos pesquisa com a temática: O uso dos Tabletes na Educação Infantil (2014-2015). Foi bolsista do programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) pela CAPES, executando Projeto sobre o Uso da Música e Tecnologias com crianças do ensino fundamental, para o desenvolvimento da leitura e escrita.(2015-2016) Atuou como Educadora do Projeto MOVA-Brasil, pelo Instituto Paulo Freire(IPF- São Paulo), com ênfase na alfabetização matemática a partir da abordagem da Etnomatematica. Atuou como Pedagoga no setor de Supervisão e Controle de gestão educacional do Centro de Educação Profissional Carlos Milito, SENAC-AL, em cursos profissionalizantes de Formação inicial (FIC) e continuada e de nível Técnico. Exerceu a função de Pedagoga na coordenação de Gastronomia e Hotelaria(SENAC-AL) realizando o acompanhamento pedagógico de cursos Técnicos e FIC dos segmentos profissionais: gastronomia, turismo, hospedagem, hospitalidade e produção de alimentos. Atualmente, é Pedagoga e integrante da gerência de educação Profissional na sede administrativa do SENAC-AL e Coordenação de Relações com o Mercado

Ivanderson Pereira da Silva, Universidade Federal de Alagoas

É Licenciado em Física (2008/UFAL), Especialista em Mídias na Educação (2010/UFAL), Mestre (2010/UFAL) e Doutor em Educação (2016/UFAL). É professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca, atuando nos Cursos de Licenciatura em Física e Pedagogia. É professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino e Formação de Professores (UFAL, Campus Arapiraca) e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (CEDU/UFAL). É líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Mídias, Tecnologias e Sociedade (GEEMTS) e atualmente realiza estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Tem interesse em investigações acerca de objetos emergentes das relações entre: Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação em Ciências

Referências

CASARIN, H. C. Pesquisa Científica: da teoria à prática. Curitiba: Intersaberes, 2012.
COURA, I. G. Entre medos e sonhos nunca é tarde para estudar: a terceira idade na educação de jovens e adultos. Reunião Anual da ANPED, GT-18: Educação de Jovens e Adultos. Prefeitura Municipal de Contagem. 2008.
D'AMBRÓSIO. U. Educação matemática, da teoria à prática. 23ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
D'AMBRÓSIO. U. O Programa Etnomatemática: uma síntese. Acta Scientiae, Canoas, v.10, n.1, p.7-16, 2008.
DANYLUCK, O S. Um Estudo sobre o Significado da Alfabetização Matemática. Rio Claro. UNESP. Dissertação de Mestrado. 1988.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido, 17ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
MOURA, T. M. Os alunos Jovens e adultos que buscam a educação de Jovens e Adultos: quem são e o que buscam na escola. Maceió: EDUFAL, 1999.
PEIXOTO FILHO, J. P.; MARTINS, T. A. A etnomatemática e o multiculturalismo no ensino da matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.11, n.2, pp.393-409, 2009.
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LÚCIO, M. P. Metodologia de Pesquisa. 5 ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
SANTOS, B. P. A etnomatemática e suas possibilidades pedagógicas: algumas indicações. In.: RIBEIRO, J. P., DOMITE, M. C.; FERREIRA, R. (orgs.). Etnomatemática: papel, valor e significado. Porto Alegre: Zouk, 2004, p. 203-218.
SANTOS, E.; SILVA, I. P. A topografia da sala de aula online: reflexões a partir de uma experiência de pesquisa-formação com professores de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 36, n. 1, p. 204-223, 2019.
SANTOS, EDMÉA. Pesquisa-formação na Cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019.
SILVA, W. R.; SILVA, I. P.; HECKLER, V. (orgs.). Indagação online em temas de física: pesquisa-formação com professores. Maceió: Edufal, 2019.
VELHO, E. M.; LARA, I. C. O saber matemático na vida cotidiana: um enfoque etnomatemático. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 4, n. 2, p. 3-30, 2011.
Publicado
2020-06-28