PENSAMENTO FREIREANO, PESQUISA-FORMAÇÃO, MÉTODOS ATIVOS E ETNOMATEMATICA COM PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS
Resumo
O presente estudo discute sobre experiências no Projeto MOVA-Brasil, que promoveu um processo de alfabetização com doze educandos localizados no bairro Jacintinho, em Maceió-AL. O trabalho tem como objetivo geral discutir sobre a abordagem Etnomatemática no processo de alfabetização matemática com pessoas jovens, adultas e idosas, e como objetivos específicos propor práticas pedagógicas com base o pensamento de Paulo Freire e apresentar atividades de matemática pela via da Etnomatemática com base em tema gerador. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, com abordagem de pesquisa-ação. Os resultados favoreceram aos educadores, estudantes e interessados pela temática, uma visão diferenciada sobre o ensino da matemática com pessoas jovens, adultas e idosas, com vistas aos aspectos teóricos-metodológicos com vistas à emancipação e à humanização.
Referências
COURA, I. G. Entre medos e sonhos nunca é tarde para estudar: a terceira idade na educação de jovens e adultos. Reunião Anual da ANPED, GT-18: Educação de Jovens e Adultos. Prefeitura Municipal de Contagem. 2008.
D'AMBRÓSIO. U. Educação matemática, da teoria à prática. 23ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
D'AMBRÓSIO. U. O Programa Etnomatemática: uma síntese. Acta Scientiae, Canoas, v.10, n.1, p.7-16, 2008.
DANYLUCK, O S. Um Estudo sobre o Significado da Alfabetização Matemática. Rio Claro. UNESP. Dissertação de Mestrado. 1988.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido, 17ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
MOURA, T. M. Os alunos Jovens e adultos que buscam a educação de Jovens e Adultos: quem são e o que buscam na escola. Maceió: EDUFAL, 1999.
PEIXOTO FILHO, J. P.; MARTINS, T. A. A etnomatemática e o multiculturalismo no ensino da matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.11, n.2, pp.393-409, 2009.
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LÚCIO, M. P. Metodologia de Pesquisa. 5 ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
SANTOS, B. P. A etnomatemática e suas possibilidades pedagógicas: algumas indicações. In.: RIBEIRO, J. P., DOMITE, M. C.; FERREIRA, R. (orgs.). Etnomatemática: papel, valor e significado. Porto Alegre: Zouk, 2004, p. 203-218.
SANTOS, E.; SILVA, I. P. A topografia da sala de aula online: reflexões a partir de uma experiência de pesquisa-formação com professores de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 36, n. 1, p. 204-223, 2019.
SANTOS, EDMÉA. Pesquisa-formação na Cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019.
SILVA, W. R.; SILVA, I. P.; HECKLER, V. (orgs.). Indagação online em temas de física: pesquisa-formação com professores. Maceió: Edufal, 2019.
VELHO, E. M.; LARA, I. C. O saber matemático na vida cotidiana: um enfoque etnomatemático. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 4, n. 2, p. 3-30, 2011.
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.