CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO FREIREANO PARA A ABORDAGEM DE TEMAS DE CIÊNCIAS NO ENSINO SUPERIOR SEMI-PRESENCIAL
Resumo
Esse estudo investigou as potencialidades da abordagem temática freireana para a construção de espaços dialógicos em fóruns online no contexto do Ensino Superior semi-presencial. Teve como objetivo geral, compreender as potencialidades da investigação temática para a formação crítica dos sujeitos. De modo específico buscou: analisar as conversas dos/as educandos/as num fórum de discussão; descrever as relações das ideias dos/as educandos/as com o tema proposto; e avaliar as contribuições da experiência para a formação profissional dos sujeitos. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa, que investigou a experiência da disciplina de Histologia (2019.1), ofertada na modalidade híbrida, no Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). Para isso, foi explorada a concepção freireana de tema dobradiça. O tema dobradiça abordado foi: “Crianças com microcefalia pelo zika vírus”. Os dados emergentes dos diálogos dos sujeitos no fórum de discussão foram tratados à luz da Análise Textual Discursiva. Assim, constatou-se que esse tipo de intervenção contribuiu para o engajamento dos educandos como co-autores da docência e da discência colaborativa.
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