CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO FREIREANO PARA A ABORDAGEM DE TEMAS DE CIÊNCIAS NO ENSINO SUPERIOR SEMI-PRESENCIAL

  • Ivanderson Pereira da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Viviane Patrícia Pereira Félix Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Rutineia Macario de Farias Secretaria de Educado da Educação de Pernambuco
Palavras-chave: Educação libertadora;, Investigação tem´ática;, Ensino de Ciências

Resumo

Esse estudo investigou as potencialidades da abordagem temática freireana para a construção de espaços dialógicos em fóruns online no contexto do Ensino Superior semi-presencial. Teve como objetivo geral, compreender as potencialidades da investigação temática para a formação crítica dos sujeitos. De modo específico buscou: analisar as conversas dos/as educandos/as num fórum de discussão; descrever as relações das ideias dos/as educandos/as com o tema proposto; e avaliar as contribuições da experiência para a formação profissional dos sujeitos. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa, que investigou a experiência da disciplina de Histologia (2019.1), ofertada na modalidade híbrida, no Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). Para isso, foi explorada a concepção freireana de tema dobradiça. O tema dobradiça abordado foi: “Crianças com microcefalia pelo zika vírus”. Os dados emergentes dos diálogos dos sujeitos no fórum de discussão foram tratados à luz da Análise Textual Discursiva. Assim, constatou-se que esse tipo de intervenção contribuiu para o engajamento dos educandos como co-autores da docência e da discência colaborativa.

Biografia do Autor

Viviane Patrícia Pereira Félix, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Alagoas (2000). Especialização em Biologia pela Universidade Federal de Lavras (2003). Atuou como Professora de Biologia da Rede Estadual de Ensino de Alagoas até 2017. Atuou como Supervisora do Projeto Institucional PIBID/UNEAL/CAPES -Campus Arapiraca (2014/2015). Atualmente é Professora Auxiliar de Biologia/Histologia/Embriologia da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL, mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e participa do Grupo de Pesquisa em Educação, Mídias, Tecnologias e Sociedade (GEEMTS).

Rutineia Macario de Farias, Secretaria de Educado da Educação de Pernambuco

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação de Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Alagoas. Pedagoga pela UFRPE-UAG, com pós graduação em Psicopedagogia e em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela UPE. Professora da Educação Básica do Município de Correntes com função de Coordenadora Pedagógica. Analista em Gestão Educacional do Estado de Pernambuco com função de Chefe do Núcleo de Monitoramento e Organização Escolar na Gerencia Regional de Educação do Agreste Meridional. Responde pelas avaliações externas SAEB / SAEPE / ANA como Coordenadora Municipal de Correntes. Professora Orientadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC.

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Publicado
2020-06-28