POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: AS EXPERIÊNCIAS DO CEDEI E CEEI

  • José Carlos de Melo 98981790300
  • Andrea Rodrigues de souza Universidade Fedral do Maranhão
Palavras-chave: Políticas Públicas, Formação Docente, CEDEI, CEEI.

Resumo

A presente pesquisa é fruto de uma reflexão teórica e empírica sobre a importância das Políticas Públicas voltadas para a formação de educadores para a educação infantil no Brasil, em particular no Maranhão, um dos estados da Região Nordeste, e no contexto do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil (CEDEI) e do Curso de Extensão em Docência em Educação Infantil (CEEI), que se constituem como ações realizadas para formar educadores e coordenadores de educação infantil das redes públicas municipais de educação de São Luís e dos municípios adjacentes, em uma parceria estabelecida com o Ministério da Educação (MEC), a Secretária de Educação Básica (SEB) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) entre os anos de 2013 a 2017. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo, que se subsidiou em autores como Kuhlmann Jr. (2010), Didonet (2001), Souza (2015, 2017), Colins (2016), e nos documentos legais que norteiam a educação infantil e o processo de formação de professores para atuar na área, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB (1996), o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil-RCNEI (1998) e as Diretrizes Nacionais para a formação inicial em nível superior (2015). Conclui-se que as ações resultantes das políticas públicas, a exemplo do CEDEI e CEEI configuram-se como um instrumento importante no processo formativo das profissionais que atuam com crianças de zero a cinco anos, colaborando para o processo de aperfeiçoamento profissional dos professores na educação infantil, levando-os a refletirem e ressignificarem suas práticas educativas.

 

Biografia do Autor

José Carlos de Melo, 98981790300

Pós Doutor em Educação, Docente do Departamento de Educação II e do PPGEEB, Coordenador do GEPEID.

Andrea Rodrigues de souza, Universidade Fedral do Maranhão

Especialista em Educação Especial/Inclusiva pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA (2019). Especialista em Informática na Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IFMA (2019). Especialista em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA (2017). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA (2015). Atualmente é Professora de Educação Infantil da Secretária Municipal de Educação de São Luís (SEMED-São Luís) e Professora de Educação Infantil do Município de Paço do Lumiar (SEMED Paço do Lumiar). Membro do Grupo de Estudos, Pesquisas, Educação, Infância & Docência (GEPEID). Foi Supervisora do Curso de Extensão em Docência em Educação Infantil (CEEI) (2015), Professora de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de São José de Ribamar (SEMED-São José de Ribamar) (2019/2020) e Ex-Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/CAPES/UFMA (2011-2015).

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Publicado
2020-05-06