POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: AS EXPERIÊNCIAS DO CEDEI E CEEI
Resumo
A presente pesquisa é fruto de uma reflexão teórica e empírica sobre a importância das Políticas Públicas voltadas para a formação de educadores para a educação infantil no Brasil, em particular no Maranhão, um dos estados da Região Nordeste, e no contexto do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil (CEDEI) e do Curso de Extensão em Docência em Educação Infantil (CEEI), que se constituem como ações realizadas para formar educadores e coordenadores de educação infantil das redes públicas municipais de educação de São Luís e dos municípios adjacentes, em uma parceria estabelecida com o Ministério da Educação (MEC), a Secretária de Educação Básica (SEB) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) entre os anos de 2013 a 2017. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo, que se subsidiou em autores como Kuhlmann Jr. (2010), Didonet (2001), Souza (2015, 2017), Colins (2016), e nos documentos legais que norteiam a educação infantil e o processo de formação de professores para atuar na área, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB (1996), o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil-RCNEI (1998) e as Diretrizes Nacionais para a formação inicial em nível superior (2015). Conclui-se que as ações resultantes das políticas públicas, a exemplo do CEDEI e CEEI configuram-se como um instrumento importante no processo formativo das profissionais que atuam com crianças de zero a cinco anos, colaborando para o processo de aperfeiçoamento profissional dos professores na educação infantil, levando-os a refletirem e ressignificarem suas práticas educativas.
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