AS ESTRATÉGIAS DE ENSINAGEM EM TEMPO DE MODERNIDADE LÍQUIDA

CONCEPÇÕES E VIVÊNCIAS NO ENSINO SUPERIOR.

  • Ilda Neta Silva Almeida ITOP/UFT
  • Marina Carla da Cruz Queiroz SEMED
  • Valter Domingos Rezende Carvalho SEMED/ ITOP
Palavras-chave: Estratégias de Ensinagem, Modernidade liquída. Professor.

Resumo

Este estudo surgiu a partir da vivência do tema “estratégias de ensinagem” em dois contextos universitárias diferentes. O primeiro, em sala de aula no mestrado profissional em educação, ofertado em uma Universidade Federal, na disciplina de Saberes Docentes e processos de ensinagem. E o segundo, em uma pós-graduação lato sensu em Docência Universitária, na disciplina de Didática II, oferecido em uma instituição particular. Na primeira situação localizo-me como mestranda. Enquanto que na segunda, me posiciono como professora. O objetivo deste trabalho constitue na tentativa de possibilitar a compreensão das estratégias de ensinagem como movimento dialético, fluído, contínuo e reflexivo em tempos de modernidade líquida contrariando as noções de enquadramento didático. A pergunta chave da pesquisa foi: qual a compreensão de estratégias de ensinagem que os acadêmicos de Docência Universitária carregam consigo e qual a contribuição que Lea Anastasiou nos possibilita compreender? A metodologia deste estudo é de abordagem qualitativa, de natureza aplicada. Quanto aos objetivos é uma pesquisa exploratória. Os procedimentos utilizados foram pesquisa bibliográfica e pesquisa campo com questionário na turma da disciplina de Didática II. Foi realizado uma revisão de literatura e em seguida análise de resultados das três questões abertas na perspectiva metodológica dos estudos culturais.

Biografia do Autor

Ilda Neta Silva Almeida, ITOP/UFT

Mestranda em Educação -UFT (2017-2019) Pedagoga- Faculdade Aphonsiano(2006) Docência Universitária-Faculdade Araguaia (2008) Sociologia e educação Faculdade Aphonsiano (2009) professora da educação básica – Rede Estadual de Ensino do estado do Tocantins.SEDUC. Professora do curso de Pedagogia- Faculdade ITOP. ildaneta@hotmail.com

 

Marina Carla da Cruz Queiroz, SEMED

Pedagoga, especialista em Docência do Ensino Superior, Gestão educacional e supervisão escolar, coordenadora pedagógica, no município de Palmas

Valter Domingos Rezende Carvalho, SEMED/ ITOP

Jornalista, graduado em Letras Português com especialização em Letras Português e Literaturas, coordenador de projetos e programas na educação municipal de Palmas.

Referências

ANASTASIOU,L.G.C. Metodologia do Ensino Superior: da prática docente a uma possível teoria pedagógica. IBPEX, Curitiba, 1998.

_______________, Leonir Pessate, ALVES. Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula.Joinville, SC: Univille,2003.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

CEZARI,E.J.Integração curricular em tempos de modernidade líquida: Uma análise no contexto do curso de ciências biológicas do consórcio sententrional. (tese de doutorado) UFMG. Cuiabá, 2014.

CUNHA, Maria I. da.Aula universitária: inovação e pesquisa. In: Leite, Denise B.C. e Morosini, Marília (Orgs.). Universidade futurante. Campinas: Papirus, 1997.

GOERGEN, Pedro. Tecnociência, pensamento e formação na educação superior. Revista : Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 3, p. 561-584, nov. 2014.

HALL,S. A identidade cultural na pós modernidade.7 ed. Rio de Janeiro: DP&A,2002.

MASSETO,M.T. O professor na hora da verdade: a pratica docenteno ensino superior.São Paulo : Avercamp, 2010.
ROCHA,D.Relações líquidas, flexíveis,resilientes e universidade nômade. In: SANTANA, J. APOLINARIO,J.C,ROLIM(orgs.)Resiliências educativas.Goiânia: Ed. América,2013.

SCHON,D. Formar professores como profissionais reflexivos, In: Nóvoa, A.(coord).Os profissionais e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote,1992. p.52-57
Publicado
2017-11-22
Seção
Artigos