AVALIAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE NITRATO EM ÁGUAS MINERAIS NATURAIS INDUSTRIALIZADAS POR MEIO DA ANÁLISE DO RÓTULO NUTRICIONAL

  • Ana Flávia Serrano Universidade Estácio de Sá – Belo Horizonte – MG
  • Renato Ribeiro Nogueira Ferraz Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPG-PP) - Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) - Mogi das Cruzes, SP. Departamento de Medicina - Universidade de Santo Amaro (UNISA) - São Paulo, SP.
  • Renan Antônio da Silva Universidade de Mogi das Cruzes, UMC
  • Kyldes Batista Vicente Universidade Estadual do Tocantins - Unitins
Palavras-chave: Nitrato, Nitrito, Composição, Água Mineral, Contaminação.

Resumo

A nutrição é uma ciência que visa nutrir o indivíduo, melhorando a qualidade de vida e prevenindo doenças. Dentre as várias áreas, a Nutrição Clínica considera o estado nutricional do paciente atuando de forma individualizada. O corpo humano é composto por cerca de 70% de água. A água consumida diariamente, possui em sua composição uma gama de minerais provenientes do solo que são considerados como formas de contaminação. O nitrogênio na forma de amônia (NH3) e o nitrato (NO3) principalmente, são contaminantes presentes na água que possuem maior atenção, pois, seu excesso pode comprometer a qualidade da água. Sendo assim é necessário a avaliação da concentração de nitrato em águas minerais naturais industrializadas analisando o rótulo nutricional visando alertar a população sobre o assunto. Este trabalho demonstrou que a maioria das marcas de água mineral sem gás avaliadas apresentava em sua rotulagem quantidades de nitrato dentro do recomendado pela Portaria nº518 25 de março de 2004.

Biografia do Autor

Renato Ribeiro Nogueira Ferraz, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPG-PP) - Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) - Mogi das Cruzes, SP. Departamento de Medicina - Universidade de Santo Amaro (UNISA) - São Paulo, SP.

Possui Pós-Doutorado em Ciência da Informação e da Comunicação (2019) pela Université de Toulon - França, Pós-Doutorado (2013), Doutorado (2007) e Mestrado (2003) em Ciências Básicas pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Graduou-se em Ciências Biológicas - Bacharelado (2001) pela Universidade do Grande ABC - UNIABC, em Ciências Biológicas - Licenciatura Plena (1999), também pela UNIABC, e em Pedagogia (2010) pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE. Apoiando-se no conceito de Big Data: 1 - desenvolve trabalhos relacionados à avaliação das competências em pesquisa e à produção científica brasileira por meio da ferramenta computacional Scriptlattes; 2 - realiza mineração de informações disponíveis em documentos de patentes por meio da ferramenta Patent2net; 3 - atua na avaliação de cursos de Graduação e Pós-Graduação Stricto sensu por meio das ferramentas computacionais ScriptEMEC e Scriptsucupira, respectivamente. Participa do grupo internacional de pesquisa em Ciência da Informação, denominado VLAB4U, em parceria com a Universidade de Toulon, na França. Atualmente, é Professor da Disciplina de Anatomia Humana Descritiva e Topográfica no curso de Graduação em Medicina da Universidade de Santo Amaro - UNISA, e Pesquisador convidado do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPG-PP) da Universidade Mogi das Cruzes - UMC

Kyldes Batista Vicente, Universidade Estadual do Tocantins - Unitins

Graduada em Letras (pela UFG), Mestre em Letras e Linguística (pela UFG) e Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (pela UFBA). Realizou estudos de pós-doutoramento em Letras e Linguística (pela UFG) e atualmente é professora da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e da Faculdade ITOP; é editora da Revista Humanidades & Inovação (Unitins), da Revista Extensão (Unitins) e da Revista Multidebates (ITOP). Integra o projeto Figuras da Ficção, colaborando no Dicionário de Personagens da Ficção Portuguesa, do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra.

Referências

1. CRN-2 - Conselho Regional de Nutricionistas - 2a Região - Bem-Vindo. Citado 16 de fevereiro de 2017. Disponível em: http://www.crn2.org.br/crn2/nutricionista/areas-de-atuacao
2. Monteiro AB, Fernandes Filho J. Análise da composição corporal: uma revisão de métodos. Rev Bras Cineantropometria Desempenho Hum. 2002;4(1):80–92.
3. Moura LHA, Boaventura GR, Pinelli MP. A qualidade de água como indicador de uso e ocupação do solo: Bacia do Gama-Distrito Federal. Quimica Nova. 2010;33(1):97–103.
4. de RESENDE AV. Agricultura e qualidade da agua: contaminacao da agua por nitrato. Embrapa Cerrados-Doc INFOTECA-E. 2002;
5. BRASIL, Ministério da Saúde. Ministerio da Saúde [Internet]. Diário Oficial da Republica Federativa do Brasil, Portaria no518 mar 25, 2004. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt2914_12_12_2011.html
6. Legislação - Anvisa. Citado 11 de março de 2018. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/legislacao/?inheritRedirect=true#/visualizar/26398
7. Martins APB, Levy RB, Claro RM, Moubarac JC, Monteiro CA. Participação crescente de produtos ultraprocessados na dieta brasileira (1987-2009). Rev Saúde Pública. 2013;47:656–665.
8. Honorato TC, da Silva EB, Pereira TP, do Nascimento K de O. Aditivos alimentares: aplicações e toxicologia. Rev Verde Agroecol E Desenvolv Sustentável. 2014;8(5):01–11.
9. Santos da Nóbrega MM, Calado Araújo AL, Pereira dos Santos J. Avaliação das concentrações de nitrato nas águas minerais produzidas na região da Grande Natal. HOLOS. 2008;3.
Publicado
2020-09-28
Seção
Artigos