SEMANA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO “CUIDANDO DO CUIDADOR”: RELATO DE PRÁTICAS DE HUMANIZAÇÃO JUNTO AOS TRABALHADORES DE UM HOSPITAL PÚBLICO DE ALTA COMPLEXIDADE

  • Renato Ribeiro Nogueira Ferraz Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPG-PP) - Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) - Mogi das Cruzes, SP. Departamento de Medicina - Universidade de Santo Amaro (UNISA) - São Paulo, SP.
  • Tânia Oliveira Souto Dias Universidade Nove de Julho, UNINOVE
  • Francisco Sandro Menezes Rodrigues Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP)
  • Renan Antônio da Silva Universidade de Mogi das Cruzes, UMC
  • Kyldes Batista Vicente Universidade Estadual do Tocantins - Unitins
Palavras-chave: Gestão em Saúde; Humanização; Cuidado; Gestão de Pessoas; Serviço Público.

Resumo

Este artigo ressalta a importância das práticas de humanização no trabalho em uma Instituição de saúde de alta complexidade. Para tal, foi criada a “Semana Nacional de Humanização”, com o intuito de disseminar novos projetos de saúde direcionados aos funcionários. A organização do evento foi realizada pelo Centro Integrado de Humanização da Instituição, que estrategicamente objetivou melhorias na qualidade do trabalho hospitalar. O evento ocorreu em cinco dias, onde foram apresentadas três palestras de temas diversos. Sabendo-se que o estresse faz parte do cotidiano dos trabalhadores em saúde, foram implementados dois projetos durante a “Semana de Humanização”: “Saúde Bucal para os Trabalhadores” e “Reiki e Cromoterapia”. Foi possível constatar que houve considerável adesão dos colaboradores aos projetos de saúde e humanização propostos pela Instituição, conscientizando sua diretoria, que se mostrou disposta a investir na proposta de “saúde do trabalhador. O objetivo da semana de humanização foi alcançado.

Biografia do Autor

Renato Ribeiro Nogueira Ferraz, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPG-PP) - Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) - Mogi das Cruzes, SP. Departamento de Medicina - Universidade de Santo Amaro (UNISA) - São Paulo, SP.

Possui Pós-Doutorado em Ciência da Informação e da Comunicação (2019) pela Université de Toulon - França, Pós-Doutorado (2013), Doutorado (2007) e Mestrado (2003) em Ciências Básicas pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Graduou-se em Ciências Biológicas - Bacharelado (2001) pela Universidade do Grande ABC - UNIABC, em Ciências Biológicas - Licenciatura Plena (1999), também pela UNIABC, e em Pedagogia (2010) pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE. Apoiando-se no conceito de Big Data: 1 - desenvolve trabalhos relacionados à avaliação das competências em pesquisa e à produção científica brasileira por meio da ferramenta computacional Scriptlattes; 2 - realiza mineração de informações disponíveis em documentos de patentes por meio da ferramenta Patent2net; 3 - atua na avaliação de cursos de Graduação e Pós-Graduação Stricto sensu por meio das ferramentas computacionais ScriptEMEC e Scriptsucupira, respectivamente. Participa do grupo internacional de pesquisa em Ciência da Informação, denominado VLAB4U, em parceria com a Universidade de Toulon, na França. Atualmente, é Professor da Disciplina de Anatomia Humana Descritiva e Topográfica no curso de Graduação em Medicina da Universidade de Santo Amaro - UNISA, e Pesquisador convidado do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPG-PP) da Universidade Mogi das Cruzes - UMC

Tânia Oliveira Souto Dias, Universidade Nove de Julho, UNINOVE

Mestre em Administração - Gestão em Sistema de Saúde; atualmente é a enfermeira coordenadora do Centro Integrado de Humanização do Conjunto Hospitalar do Mandaqui - Secretaria do Estado da Saúde e professora do Ensino Superior da Universidade Nove de Julho, UNINOVE. Especialista em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental pela Universidade Nove de Julho, UNINOVE - ano 2013; Especialista em Administração Hospitalar pela Universidade de Ribeirão Preto no ano de 2003; Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade da Zona Leste de São Paulo em 1989; Especialista em Saúde Pública pelo Centro Universitário São Camilo em 1988; Graduada em enfermagem pela Faculdade da Zona Leste de São Paulo em 1987. Atuou em diversas áreas como: Coordenadora de Programas de Acreditação Hospitalar ONA e CQH; Responsável Técnica de Resíduos de Saúde Hospitalar, nesta função, elaborou e revisou o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Saúde - PGRSS; coordenou os Serviços de Pesquisa de Satisfação de Usuários. Foi Diretora Técnica do Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico e Assistente Técnica de Direção por mais de dez anos.

Francisco Sandro Menezes Rodrigues, Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP)

Graduado em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Bandeirante de São Paulo (UNIBAN). Especialista em Farmacologia Clínica pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) e Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN). Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Farmacologia pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP). Professor Regular das Disciplinas de Fisiofarmacologia do Sistema Cardiovascular e Fisiofarmacologia Renal para Residentes dos Programas de Residência Multiprofissional de Cardiologia, Oncologia, Transplantes e Captação de Órgão Sólidos, Cuidados Intensivos e Especialidades Clínicas no Hospital São Paulo - Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo). Revisor das Revistas de Pesquisa e Inovação Farmacêutica da Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN-SP e Atas de Ciências da Saúde das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU-SP e Arquivos de Neuro-Psiquiatria. Tradutor e Revisor de tradução de livros para editora ELSEVIER. Pós-Doutorando na Disciplina de Neurociência da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP) atuante em diversos projetos de pesquisa abordando os efeitos eletrofisiológicos, farmacológicos e bioquímicos envolvidos no fenômeno da morte súbita nas epilepsias em animais normotensos e hipertensos submetidos a isquemia e reperfusão cardíaca. Pesquisador colaborador no Laboratório de Farmacologia Autonômica e Cardiovascular - Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP) atuante na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacologia Molecular e Celular, com ênfase principalmente nos seguintes temas: Sistema nervoso autônomo, Interação cálcio-AMP cíclico, Via extracelular AMP cíclico-adenosina, Morte celular e estresse oxidativo causados por isquemia e reperfusão cardíaca, Mecanismos de ação do ômega-3 envolvidos nas atividades protetoras em doenças cardiovasculares e neurológicas (Epilepsia e Doença de Parkinson) e Fisiofarmacologia do músculo estriado esquelético e cardíaco.

Kyldes Batista Vicente, Universidade Estadual do Tocantins - Unitins

Graduada em Letras (pela UFG), Mestre em Letras e Linguística (pela UFG) e Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (pela UFBA). Realizou estudos de pós-doutoramento em Letras e Linguística (pela UFG) e atualmente é professora da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e da Faculdade ITOP; é editora da Revista Humanidades & Inovação (Unitins), da Revista Extensão (Unitins) e da Revista Multidebates (ITOP). Integra o projeto Figuras da Ficção, colaborando no Dicionário de Personagens da Ficção Portuguesa, do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra.

Referências

BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano-compaixão pela terra. [s.l.] Editora Vozes Limitada, 2017.
CECCATO, S. R.; VAN DER SAND, I. C. P. O cuidado humano como princípio da assistência de enfermagem à parturiente e seus familiares. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 3, n. 1, 2001.
DA SILVA, V. L. C. Cuidando do cuidador: contribuições da política de humanização à promoção da saúde do trabalhador. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização (Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde)—Recife: Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz, 2012.
DE JESUS OLIVEIRA, R.; CUNHA, T. Estresse do profissional de saúde no ambiente de trabalho: Causas e consequências. Caderno Saúde e Desenvolvimento, v. 4, n. 3, p. 78–93, 2014.
DE OLIVEIRA COSTA, R. R. et al. As rodas de conversas como ferramenta de promoção da saúde em enfermagem. Revista de enfermagem UFPE on line-ISSN: 1981-8963, v. 7, n. 10, p. 6184–6189, 2013.
MEDEIROS, J. M. A vivência do ambiente hospitalar pela equipe de enfermagem. Mestrado (Ciências Ambientais e Saúde)—Goiânia: Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2011.
OLIVEIRA, L. C. B. DE. A saúde psíquica de quem faz saúde: uma análise crítica sobre a humanização direcionada ao profissional de saúde. Dissertação (Mestrado)—[s.l.] Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008.
PANHOCA, I.; RODRIGUES, A. N. Avaliação da qualidade de vida de cuidadores de afásicos Evaluation of the quality of life of caregivers of aphasic patients. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 14, n. 3, p. 394–401, 2009.
PANHOCA, I.; SALLES PUPO, A. C. DE. Cuidando de quem cuida: avaliando a qualidade de vida de cuidadores de afásicos. Revista CEFAC, v. 12, n. 2, p. 299–307, 2010.
PASCHE, D. F.; PASSOS, E. A importância da humanização a partir do Sistema Único de Saúde. Revista de Saúde Pública de Santa Catarina, v. 1, n. 1, p. 92–100, 2008.
SILVA, L. G.; YAMADA, K. N. Estresse ocupacional em trabalhadores de uma unidade de internação de um hospital-escola. Ciência, Cuidado e Saúde, v. 7, n. 1, p. 098–105, 2008.
SILVA, P. Rede Humaniza SUS. Retrieved August 25, 2014. [s.l: s.n.].
Publicado
2020-09-28
Seção
Artigos