PSICOLOGIA E PRÁTICAS INCLUSIVAS: INTERVENÇÃO NA APAE DE PALMAS-TO

  • Joice Reitz Ceulp/Ulbra
  • Ana Letícia Covre Odorizzi Marquezan Ceulp/Ulbra
  • Alessandra Soares Araújo Ceulp/Ulbra
  • Gabriela Gomes Miranda Ceulp/Ulbra
  • Isaura de Bortoli Rossatto Ceulp/Ulbra
Palavras-chave: Práticas inclusivas, APAE, Psicologia.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir a atuação e a vivência de práticas de inclusão, realizadas na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Palmas/TO, juntamente com os alunos de uma turma específica. As ações foram realizadas por acadêmicas de Psicologia, no período de setembro de 2019 a novembro de 2019, uma vez por semana, com duração de 1 hora e 30 minutos cada. O projeto foi traçado com base no levantamento de demandas no local e objetivou promover meios para a busca de autonomia dos alunos, utilizando-se técnicas de intervenção diversas com base nos conceitos da Análise do Comportamento. Dentre os encontros realizados, destacam-se os seguintes temas: consentimento, respeito, atividades de vida diárias, hábitos saudáveis.

Publicado
2020-06-28