O PERFIL DO PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR NO SÉCULO XXI

  • Pedro da Silva Faculdade ITOP
  • Eber Honório Felipe Faculdade ITOP
  • Renato Costa de Oliveira Faculdade ITOP
  • Kyldes Batista Vicente Faculdade ITOP

Resumo

O desenvolvimento do presente artigo parte da importância do perfil do Professor no Ensino superior no Século XXI, e trabalha com a nova definição para o profissional que leciona: educador. Tratando-se daquele que domina determinado assunto, mas, em vez de apenas transmiti-los, também motiva os estudantes a buscá-los. Exerce o papel de orientador, acompanhando de perto o desenvolvimento da atividade proposta em consonância com a realidade. Seu objetivo é contribuir para a aprendizagem do estudante, de forma contextualizada, relacionando o que se aprende com o que se vive. Ao mesmo tempo, ajuda o estudante a desenvolver a autonomia e o espírito crítico, preparando-o para o mundo do trabalho e o exercício da cidadania. Diante das mudanças no papel do professor, do modelo de trabalho, e dos meios de comunicação usando cada vez mais a informação tecnológica, são estabelecidos novos desafios aos docentes e a escola. A docência é norteada por desafios contemplando a própria profissão, o dia-a-dia do docente, sua rotina com alunos e pais, enfim, a dimensão que ela ocupa é circundada pelo desenvolvimento educacional e social. A missão do professor é instigar a procura, indicar o caminho, não dar as respostas; elas estarão nos livros, na internet, na pesquisa, sendo a missão do professor provocar a inteligência, provocar o espanto, a curiosidade em buscar o saber.

Publicado
2019-11-17
Seção
Artigos