AVALIAÇÃO DA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DOS BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NO MEIO RURAL DO MUNICÍPIO DE NOVO CABRAIS - RIO GRANDE DO SUL, BRASIL
Resumo
A década de 2000 é marcada por um conjunto de políticas públicas com foco na Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). É durante tal período que o Programa Bolsa Família (PBF) foi desenvolvido, caracterizando-se como um programa de transferência de renda que atende famílias em situação de vulnerabilidade econômica e social. O objetivo deste trabalho foi avaliar o reflexo do programa em relação à segurança alimentar e nutricional dos beneficiários do Programa Bolsa Família no meio rural do município de Novo Cabrais /RS. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário semiestruturado, aplicado por meio de entrevistas a 11 famílias beneficiárias do programa. Os dados foram analisados seguindo a técnica análise de conteúdo, utilizada na forma qualitativo-descritiva. A maioria dos entrevistados é do público jovem (64,6 %) e mulher (81,8 %). A principal atividade produtiva é o tabaco (90 %) realizada em propriedades de até 2 hectares. Em relação à alimentação consumida, 81,8 % dos beneficiários atribuíram como boa/ótima e todas as famílias relataram que vem tendo acesso a quantidades adequadas para seu consumo, justificadas não somente pelo acesso ao programa, mas também por manterem produção para autoconsumo em suas propriedades. Em comparação à situação alimentar anterior ao programa, 63,6 % relataram que os alimentos acabavam antes que tivessem recursos para adquiri-los. Constatou-se que o programa tem sido importante para garantia de alimentação de muitas famílias e identificou-se a dificuldade de algumas em sair dessa situação de pobreza, indicando que possa ser necessário a adoção de outras ações pelo Estado.
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.