A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO - QVT

  • Paula Rodrigues Santos ITOP
  • Amanda Tamires Pereira de Sousa
  • Nerci Maria Rezende
Palavras-chave: Investimento, Diferencial, Qualidade, Satisfação, Humanização

Resumo

O presente estudo busca analisar o que vem a ser A qualidade de Vida no Trabalho– QVT defende sua adoção pelas empresas atuais como importante para melhor o clima organizacional e investimento no capital humano. Para tanto, o estudo apresenta toda uma análise bibliografia, argumentativa e descritiva, para comprovar a relevância da QVT no cenário atual das empresas e o reflexo de sua implantação. Logo na primeira parte o estudo aborda sobre os conceitos e a importância da qualidade de vida e a motivação dos funcionários no ambiente de trabalho. Analisa todos os aspectos positivo da implantação da QVT destacando a importância desse processo. O estudo aborda ainda o prejuízo que algumas organizações têm por não conseguir manter seus colaboradores motivados com o trabalho. Aborda ainda a resistência a implantação dessa política de inovações, por parte de alguns gestores; que precisam ser superadas para que a QVT seja reconhecida como aliada na construção de um diferencial da empresa, da gestão e até mesmo dos serviços ofertados. O estudo aponta ainda que a QVT, será visualizada na conduta de um colaborador, e essa conduta tendem a refletir de forma nos resultados de suas atividades de forma positiva para a empresa. Isso porque um colaborador ao se sentir bem em seu local de trabalho tende a ser mais produtivo e quase sempre uma pessoa feliz tem menos problemas de saúde o que demonstra que investir em humanizar a empresa é lucro para os seus dirigentes.

Biografia do Autor

Paula Rodrigues Santos, ITOP

Tecnólogo em gestão de recursos humanos pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Objetivo – IEPO, Palmas -TO, Pós-graduada em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, pelo Instituto Tocantinense de Educação Superior e Pesquisa Faculdade– ITOP, Palmas -TO

Amanda Tamires Pereira de Sousa

Formada pela UNIP-Palmas no curso de gestão em recursos humanos, pós-graduada em Gestão Estratégica em Recursos Humanos, pelo Instituto Tocantinense de Educação Superior e Pesquisa Faculdade – ITOP, Palmas -TO.

Nerci Maria Rezende

Licenciatura em Pedagogia, Especialista em Gestão Escolar, Especialista em Gestão do Ensino, Professora de Graduação e Pós-Graduação do Instituto Tocantinense de Educação Superior e Pesquisa Faculdade – ITOP, em Palmas -TO.

Referências

BOWDITCH, J. L.; ANTHONY, F. B. Elementos de ComportamentoOrganizacional. 1. ed. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002.
CHIAVENATO, I. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 3. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.
______. Administração de recursos humanos. São Paulo: Manole, 2009.
______.Administração de Recursos Humanos. 6 ed. São Paulo: Editora Atlas; 2006
______. Recursos humanos. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2000.
GIL, A. C. Gestão de Pessoas: enfoque nos papeis profissionais. São Paulo: Atlas, 2001.
LOCKE, E. A. What is job satisfaction?In Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São Paulo, 30 (112): 69-79, 2005. Disponivel em:http://www.scielo.br/pdf/rbso/v30n112/07.pdf . Acessado em 14 de novembro de 2018.
NISHIMURA, A. Z. F. C.; SPERS, E. E.; GIULIANI, A. C. Produção bibliográfica da qualidade de vida no trabalho.2008. Dissertação (Mestrado em Administração) Universidade Metodista, Piracicaba, 2008.
PILARES, V. Recursos Humanos: (des.)Considerações Gerais. São Paulo: Nobel, 1991.
RODRIGUES, V. C. Qualidade de Vida no Trabalho. Rio de Janeiro: Vozes, 2001
SANTOS, Antonio Raimundo dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2000.
WAGNER, J.; HOLLENBECK, J. R. Comportamento Organizacional: criando vantagens competitiva. São Paulo: Saraiva, 2012.
Publicado
2020-06-29