ENTRE MEDOS E SILÊNCIOS: AS DIFICULDADES E CONQUISTAS DO GRUPO PET INTERDISCIPLINAR NO ENFRENTAMENTO DA LGBTFOBIA NAS ESCOLAS DE BELÉM-PA

  • Romário da Rocha Sousa Universidade Federal do Pará
  • Soraya Ferreira da Silva Universidade Federal do Pará
  • Mickaely de Lima Gomes Universidade Federal do Pará
  • Rafael José de Oliveira Leite Universidade Federal do Pará
  • Genylton Odilon Rêgo da Rocha Universidade Federal do Pará
Palavras-chave: LGBTfobia, escola, enfrentamento

Resumo

A realidade escolar tem sido objeto de estudo de diversos profissionais e autores, mas pouco se tem feito com relação à violência LGBTfóbica que afeta todos os estudantes, independentemente de ser LGBT ou não. O medo de ser associado ao tema, o conservadorismo crescente, além do pavor de desviar os estudantes do padrão, acaba silenciando a discussão da LGBTfobia no espaço escolar. O objetivo deste artigo é discutir a questão da LGBTfobia no espaço escolar e refletir sobre as dificuldades e conquistas que o projeto do Grupo PET Interdisciplinar obteve nas escolas públicas de Belém do Pará, para intervir neste tipo de violência. A metodologia da intervenção consistiu inicialmente no preparo teórico e didático dos bolsistas envolvidos no projeto. Subsidiados, os envolvidos chegaram nas instituições e realizaram o debate sobre o tema com estudantes. A intervenção trouxe significativos resultados para o Grupo PET Interdisciplinar, devido as experiências, mas a grande conquista foi estimular os estudantes a falar sobre questões de gênero e sexualidade, sobre LGBTfobia e respeito às diferenças. Também foram progressos o fato dos jovens ampliar o conhecimento sobre as identidades de gênero e orientações sexuais, o de sensibilizar, de desmistificar crenças, tabus, esvair-se dos preconceitos, dos medos e o ato de quebrar o silêncio.

Publicado
2019-11-17
Seção
Relatos de Experiência