A EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA NO AMBIENTE ESCOLAR EM CENTENÁRIO-TO

  • Ruhena Kelber Abrão Universidade Federal do Tocantins
  • Ida Costa Brito Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave: Aluno com deficiência, Inclusão, Educação Física.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo conhecer e analisar como ocorre a inclusão dos alunos com deficiência física nas salas de aula e no ambiente escolar em Centenário/TO, tendo o foco principal nas aulas de educação física, suas dificuldades e avanços. Inicialmente, para contextualização da temática, foi realizado um resgate histórico a respeito da importância da legislação sobre Educação Especial e a inclusão dos alunos com deficiência nas aulas garantindo assim seus direitos em importantes documentos norteadores, Políticas Públicas e leis, isto é, o amparo legal de que todos os alunos com necessidades especiais possuem o direito de serem incluídos nas atividades escolares em todas as disciplinas do currículo escolar. Para concluir, destacamos que a inclusão das pessoas com necessidades especiais e deficiência física na escola pode ser benéfica como forma de adaptação escolar, para aluno com necessidades especiais, com a presença do professor de Educação Física como mediador deste processo.

Biografia do Autor

Ida Costa Brito, Universidade Federal do Tocantins

Graduanda de Educação Física da Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de MIracema 

Publicado
2019-11-17
Seção
Artigos