A EFETIVIDADE DA LOA E DO PPA NA GESTÃO DA SAÚDE PÚBLICA

COMENTÁRIOS SOBRE A GESTÃO ORÇAMENTÁRIA DE SAÚDE NO HOSPITAL GERAL DE PALMAS

  • Simone Brandão da Rocha Rada Faculdade ITOP
  • Roberto Mauro Guarda Faculdade ITOP
Palavras-chave: LOA, PPA, Saúde pública

Resumo

Em meio a um cenário de notória crise na saúde pública, muitos são os questionamentos a respeito dos motivos pelos quais os serviços de saúde não são prestados de forma satisfatória à população. Nesse sentido, estudar o orçamento público pode ser um meio para não apenas compreender tal questão, como também para possibilitar avanços na sua resolução. Partindo de tal contexto, o presente artigo se dedicará a analisar a efetividade da Lei Orçamentária Anual (LOA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e do Plano Plurianual (PPA), especialmente no que se refere à gestão da saúde pública, de forma regionalizada, observando suas implicações, peculiaridades e impactos nos serviços prestados pela rede pública de saúde, com breves comentários a respeito do que acontece no estado do Tocantins, especialmente no que se refere ao Hospital Geral de Palmas (HGP). Para tanto, com o objetivo de compreender melhor os institutos do PPA, LDO e da LOA, sua visão sistêmica com relação ao planejamento público, relacionar suas aplicações na gestão pública e analisar sua interferência na saúde pública, o presente se utilizará de pesquisa bibliográfica exploratória e documental, realizada predominantemente com base na análise de arquivos digitais, e análise por meio do método crítico indutivo com abordagem do ponto de vista qualitativo. Ao final, será possível perceber a importância de uma boa gestão pública para a utilização dos recursos e efetividade dos serviços prestados pela rede pública de saúde.

Biografia do Autor

Simone Brandão da Rocha Rada, Faculdade ITOP

Acadêmica da Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública no Instituto Tocantinense de Educação Superior e Pesquisa Ltda – Faculdade ITOP

Referências

ABREU, Cilair Rodrigues de. CÂMARA, Leonor Moreira. O orçamento público como instrumento de ação governamental: uma análise de suas redefinições no contexto da formulação de políticas públicas de infraestrutura. Disponível: . Acesso em 15 fev. 2019.

BORDIGNON, Genuíno. QUEIROZ, Arlindo. GOMES, Lêda. O Planejamento educacional no Brasil. Disponível em: < http://fne.mec.gov.br/images/pdf/planejamento_educacional_brasil.pdf >. Acesso em 16 abr. 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Manual de orçamento e finanças públicas para conselheiros e conselheiras de saúde. Disponível em: . Acesso em 15 fev. 2019.

CARDOSO JÚNIOR, José Celso. Planejamento governamental e gestão pública no Brasil: elementos para ressignificar o debate e capacitar o Estado. Disponível em: < http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_1584.pdf>. Acesso em 15 abr. 2019.

FERREIRA, Jéssica. CELUPPI, Ianka Cristina. BASEGGIO, Lilian. Et al. Planejamento regional dos serviços de saúde: o que dizem os gestores?. Disponível em: . Acesso em 15 fev. 2019.

GARCIA, Paola Trindade. REIS, Regimaria Soares. Gestão pública em saúde: o plano de saúde como ferramenta de gestão. Disponível em: . Acesso em 10 fev. 2019.

KARPINSKI, Josiani Aparecida. RESMINI, Giliard. RAIFUR, Leo. A efetividade da Lei Orçamentária Anual – LOA: um estudo do crescente número de alterações orçamentárias em um município de pequeno porte na região centro sul do Estado do Paraná. Disponível em: . Acesso em 12 fev. 2019.

KLEBA, Maria Elisabeth. COMERLATTO, Dunia. FROZZA, Kenia Munaretti. Instrumentos e mecanismos de gestão: contribuições ao processo decisório em conselhos de políticas públicas. Disponível em: . Acesso em 18 fev. 2019.

LOVATO, Ederson Luiz. DORNELLAS, Eduardo Dias. PALUDO, André Carlos, et al. Uma análise sobre aspectos que envolvem o plano plurianual: plano orçamentário ou plano estratégico?. Disponível em: . Acesso em 15 fev. 2019.

NAHMIAS, Pablo da Silva. A importância do planejamento para a gestão pública. Disponível em: < http://revista.facped.com.br/index.php/rcdr/article/view/68>. Acesso em 10 mai. 2019.

OLIVEIRA, Cláudio Ladeira de. FERREIRA, Francisco Gilney Bezerra de Carvalho. O orçamento público no estado constitucional democrático e a deficiência crônica na gestão das finanças públicas no Brasil. Disponível em: . Acesso em 20 mar. 2019.

PAULO, Luiz Fernando Arantes. O PPA como instrumento de planejamento e gestão estratégica. Disponível em: . Acesso em 18 fev. 2019.

SANTTANA, Gusttavo. A separação dos três poderes. Disponível em: < https://www.politize.com.br/separacao-dos-tres-poderes-executivo-legislativo-e-judiciario/>. Acesso em 15 abr. 2019.

SANTOS, Flávia Rosendo dos. JANKOSKI, Andréa Roseli Moreira Cruz. OLIVEIRA, Antonio Gonçalves de. Et al. O orçamento-programa e a execução das políticas públicas. Disponível em: . Acesso em 20 fev. 2019.

SILVEIRA, Denise Tolfo. CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. Métodos de pesquisa: unidade 2 – a pesquisa científica. Disponível em: < http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf>. Acesso em 23 mar. 2019.

TOCANTINS. Secretaria de Saúde. Plano Estadual de Saúde (PES) 2016-2019 e Plano Plurianual (PPA) 2016-2019. Disponível em: < https://central3.to.gov.br/arquivo/324074/>. Acesso em 26 mar. 2019.

TOCANTINS. Secretaria de Saúde. Programa Nacional de Gestão de Custos - PNGC: Relatório Centro Custos HGP-set 2017.pdf. Disponível em: < https://central3.to.gov.br/arquivo/404668/>. Acesso em 26 mar. 2019.

TOCANTINS. Secretaria de Saúde. Relatório Consolidado Execução Orçamentária e Financeira: 2017-Ex Orçamento 2º Quad.ppt. Disponível em: < https://saude.to.gov.br/planejamento-/economia-da-saude/relatorio-consolidado-execucao-orcamentaria-e-financeira/>. Acesso em 26 mar. 2019.

TOCANTINS. Secretaria de Saúde. Sistema de informação sobre orçamento público em saúde SIOPS: Receita própria em saúde-SES Tocantins até 2017. Disponível em: < https://saude.to.gov.br/planejamento-/economia-da-saude/sistema-de-informacao-sobre-orcamento-publico-em-saude-siops/>. Acesso em: 26 mar. 2019.

TOCANTINS. Relatório PPA 2016-2019. Disponível em: < https://central3.to.gov.br/arquivo/291433/>. Acesso em 20 mar. 2019.

VIEIRA, Fabíola Sulpino. Avanços e desafios do planejamento no Sistema Único de Saúde. Disponível em: . Acesso em: 12 fev. 2019.
Publicado
2019-06-24
Seção
Artigos