PIAGET, VIGOTSKY E PAULO FREIRE

UMA ANÁLISE SOBRE OS REFLEXOS DOS TRÊS PENSAMENTOS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

  • Paulo César Romão Bomfim UNITINS

Resumo

Este artigo analisa as contribuições de Paulo Reglus Neves Freire, Jean William Fritz Piaget e Lev Semyonovich Vygotsky para a construção do conhecimento, discutindo como se dá essa construção na visão desses autores. As teorias de Piaget, Vigotsky e Freire descrevem formas de aprendizagem, que podem ser utilizadas como referência teórica pelos professores em qualquer ramo de ensino. Abordamos, também, quais são as teses de aprendizagem descrita por esses três autores e como ou em que situações podem ser mais bem aplicadas à prática em sala de aula e da educação para o mundo. Foram estudadas as teorias de aprendizagem dos autores citados e dentro de cada teoria. A teoria dos autores mostram pontos com inserção na prática da docência. Assim,  desta forma pode-se concluir que o docente utilizar-se-á de qualquer teoria estudada, baseando-se na forma de ensino que escolher, já que cada uma possui a sua peculiaridade, tornando-a mais adequada à cada situação.

Biografia do Autor

Paulo César Romão Bomfim, UNITINS

Mestrando em Educação Profissional pela UFT; Pós-graduado em Planejamento e Gestão de Recursos Humanos; Pós-graduado em Comunicação Empresarial e Marketing; Graduado em Administração de Empresas. Atualmente exerce as seguintes funções: Professor de Pós-graduação na Faculdade ITOP; Instrutor homologado da LK Consultoria; Professor e Palestrante na Área Comportamental  no Sistema “S”.

Publicado
2019-06-24
Seção
Artigos