FORMAÇÃO CONTINUADA DO DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR

  • Francisca Edna de S. M. da Paz Faculdade ITOP
  • Nara Niceia C.B. G. Silveira Faculdade ITOP
  • Suzana Manoel da Silva Faculdade ITOP
  • Ilda Neta Silva Almeida ITOP/UFT
  • Valter Domingos Rezende Carvalho Semed-Palmas-TO
Palavras-chave: formação permanente, formação continuada, práxis docente

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo a compreensão da motivação pela busca da formação permanente e importância da mesma para o exercício da prática pedagógica, principalmente para a transformação da educação. Discute-se ainda, a combinação de alguns fatores, que juntos, colaboram para que esta formação seja significativa. Para tanto, fez-se um levantamento bibliográfico. Desta forma, teoria e prática não se dissociam da formação continuada, que poderá ser capaz de provocar mudanças no saber e no fazer docente reflexivo e crítico acerca de aspectos que influenciam na qualidade do ensino. Evidenciou-se, portanto, que a formação continuada abre novos horizontes para a práxis docente, garantindo-lhe melhor qualificação profissional.

Biografia do Autor

Francisca Edna de S. M. da Paz, Faculdade ITOP

Graduada em Pedagogia/ITOP-(2017)

Nara Niceia C.B. G. Silveira, Faculdade ITOP

Graduada em Administração/FTM- (2009)

Suzana Manoel da Silva, Faculdade ITOP

Graduada em Pedagogia /ITOP- (2009)

Ilda Neta Silva Almeida, ITOP/UFT

Mestranda em Educação -UFT (2017-2019) Pedagoga- Faculdade Aphonsiano(2006) Docência Universitária-Faculdade Araguaia (2008) Sociologia e educação Faculdade Aphonsiano (2009) professora da educação básica – Rede Estadual de Ensino do estado do Tocantins.SEDUC. Professora do curso de Pedagogia- Faculdade ITOP. ildaneta@hotmail.com

 

Valter Domingos Rezende Carvalho, Semed-Palmas-TO

Jornalista e comunicólogo (2007), Letras (2013), Especialista em Língua Portuguesa e Literaturas. Professor da Rede Municipal de Ensino de Palmas.

Referências

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Publicado
2019-06-24
Seção
Artigos