O LÚDICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM INFANTIL

  • Érika Alves de Sousa Faculdade ITOP
  • Ilda Neta Silva Almeida ITOP/UFT
  • Valter Domingos Rezende Carvalho Semed-Palmas-TO
Palavras-chave: lúdico, aprendizagem, educação infantil

Resumo

O presente artigo tem por finalidade, apresentar a importância do lúdico no processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Pensamos no lúdico como estratégia utilizada pelo professor na tentativa de viabilizar auxilio às crianças na realização das atividades operativas de linguagem, de raciocínio e compreensão do mundo e de si mesmo, bem como outras que envolvam o aspecto cognitivo, mental e intelectual da criança de cinco anos de idade. Nesse sentido compreendemos que os professores da Educação Infantil que atuam em escolas de propostas pedagógicas cognitivas devam está sempre atentos as demandas e necessidades das crianças quanto ao aprender brincando. É importante a procura de estratégias capazes de garantir o aprendizado e desenvolvimento infantil de forma lúdica e prazerosa. A metodologia utilizada nesta pesquisa é do tipo bibliográfica, de natureza qualitativa, com fins exploratórios; foi realizado uma pesquisa de campo. Deste modo a pesquisa classifica-se como multimetodológica. Assim destacamos que, por meio da compreensão da ludicidade e das crianças  como sujeitos ativos de sua aprendizagem, enfatizamos a necessidade de envolvimento e protagonismo das crianças nas atividades propostas pelo professor, utilizando  a ludicidade como possibilidade didático-pedagógica, não como guia condutor geral e absoluto de toda a rotina infantil, pois a criança precisa também do brincar livre e espontâneo em suas vivências cotidianas na Educação Infantil. Pontuamos que o uso do lúdico com as crianças de cinco anos de idade, favorece que as mesmas tenham de modo significativo a interação com o outro e consigo, a socialização, a partilha de experiências, o desenvolvimento da linguagem, das noções lógico-matemática , da construção e  desenvolvimento do conhecimento físico de mundo .

Biografia do Autor

Érika Alves de Sousa, Faculdade ITOP

Concluinte do curso de Pedagogia –ITOP (2015-2019)

Ilda Neta Silva Almeida, ITOP/UFT

Mestranda em Educação -UFT (2017-2019) Pedagoga- Faculdade Aphonsiano(2006) Docência Universitária-Faculdade Araguaia (2008) Sociologia e educação Faculdade Aphonsiano (2009) professora da educação básica – Rede Estadual de Ensino do estado do Tocantins.SEDUC. Professora do curso de Pedagogia- Faculdade ITOP. ildaneta@hotmail.com

 

Valter Domingos Rezende Carvalho, Semed-Palmas-TO

Jornalista e comunicólogo (2007), Letras (2013), Especialista em Língua Portuguesa e Literaturas. Professor da Rede Municipal de Ensino de Palmas.

Referências

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisas quantitativas e qualitativas. São Paulo: Editora Pioneira, 1998.

ALMEIDA, I.N.S, MONTINO, M.A, SANTOS, A.L.B. A importância da educação infantil na formação humana. Revista Unitins: Humanidades tecnologia, Palmas, 2016. Disponível em https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/198 acessada dia 18/06/2019 as 14:37.

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola, 2006.

ANTUNES, Celso. Trabalhando Habilidades: Construindo ideias. São Paulo. 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.

CONSANTI. L. Blog : educa criança -Jogo da Velha . Disponível em: https://educacrianca.com.br/jogo-da-velha-objetivos-de-aprendizagem/

BRASIL. Constituição da República Federativa. Texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988. Brasília: Congresso Nacional.

_______.Estatuto da Criança e do adolescente. Texto constituicional promulgado em 13 de Julho de 1990.Brasília: Congresso nacional.

_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº. 9.394. Brasília, 1996.

_______. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998 (v. I, II, III).

___________. Base Nacional Comum Curricular, Brasília: MEC/SEF, 2018.

GARCEZ, E. S. C. Jogos e atividades lúdicas em ensino de química: um estudo estado da arte. Disponível em : meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/o-ludico-como-estrategia-para-um-melhor-aprendizado-biologia.htm Acesso em: 03/006/2019.

LÜDKE, Menga (Coord.); OLIVEIRA, Ana Tereza de Carvalho Correa de; CRUZ, Giseli Barreto da; BOING, Luiz Alberto; SCHAFFEL, Sarita Léa. O que conta como pesquisa?São Paulo: Cortez, 2009

MACEDO, L.; SPERBET, T. M. O desenvolvimento da habilidade da criança para narrar experiências pessoais: uma revisão de literatura. Estudos de Psicologia, p. 233-241, 2007.

SANTOS, Santa Marli Pires; CRUZ, Dulce Regina Mesquita. Brinquedo e infância: um guia para pais e educadores em creche. 10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

KRAMER, Sônia. Com a pré-escola nas mãos. São Paulo: Ática, 2006.

FRAGELLI, P.M, CARDOSO, L.C. Currículos e educação infantil. São Carlos: Edufscar, 2011.

KRAMER, Sônia .Infância e produção cultural. Campinas: Papirus, 1999.

KUHLMANN JR., M., Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação,1998.

KISHIMOTO, Tizukoh Morchida, et al. Jogo, Brinquedo, Brincadeiras e a Educação. São Paulo: Cortez, 2007.
Publicado
2019-06-24
Seção
Artigos