OS DESAFIOS DA HUMANIZAÇÃO NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PARTO NORMAL EM UM HOSPITAL MUNICIPAL DO ESTADO DO TOCANTINS

  • Jakeline Lima Ribeiro
  • Martin Dharlle Oliveira Santana Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS
  • Jennyfer Soares de Sá
  • Maria Adenilda da Silva
Palavras-chave: Assistência. Enfermagem. Parto Normal

Resumo

A assistência de enfermagem prestada durante o trabalho de parto normal é fundamental para garantir o bem estar do recém-nascido e da parturiente, além de influenciar positiva ou negativamente no desenvolvimento do trabalho de parto. O estudo possui objetivo de identificar os desafios na humanização na assistência de enfermagem durante o trabalho de parto normal, em um Hospital Municipal do Estado do Tocantins. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo-exploratório com abordagem qualitativa – quantitativa. O estudo foi realizado em um Hospital Municipal do Estado do Tocantins. A população e amostra foram compostas pelos profissionais de enfermagem com nível superior e técnico, que atuam em um Hospital Municipal do Estado do Tocantins, no qual foi pesquisado os profissionais que atuantes exclusivamente na ala da obstetrícia do hospital. Os resultados da pesquisa expõem que os profissionais não possui especialização/cursos em obstetrícia 83%, no entanto possui capacitações para acolhimento e cuidados com a gestante em trabalho de parto 75%. Outro dado aponta que os profissionais de enfermagem utilizam as tecnologias não invasivas no cuidado à parturiente 100%, e também realizam as técnicas invasivas 67%. Com a classificação da assistência de enfermagem presta, e considerada boa 58%. Conclui-se que as assistências dos profissionais de enfermagem prestada durante o possesso do trabalho de parto normal foram analisadas, com o intuito de identificar os cuidados que são prestados pelos profissionais de enfermagem tanto técnicos quantos os enfermeiros de nível superior às gestantes no setor obstétrico, em um Hospital Municipal do Estado do Tocantins.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE OBSTETRIZES E ENFERMEIROS OBSTETRAS - ABENFO – Ações Programáticas para à Assistência de Enfermagem Obstetrícia, Rio De Janeiro –RJ. 2009.

BRANDÃO, S. M. O. C. Vivência do acolhimento da mulher encaminhada da Casa de Parto David Capistrano Filho à unidade de referência.[dissertação de mestrado]. Rio de Janeiro (RJ): Universidade Estadual do Rio de Janeiro; 2008.

BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Area Técnica de Saúde da Mulher. Parto, aborto e puerpério: assistência humanizada à mulher. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.

DOTTO, L.M.G.; MAMEDE, M.V.; MAMEDE, F.V. Desempenho das competências obstétricas na admissão e evolução do trabalho de parto: atuação do profissional de saúde. Esc AnnaNery RevEnferm. 2008;12(4):717-25.

FERREIRA, A B. Enfermagem na Prática Materno – Neonatal. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2010.

GIL, A.C. Métodos e Técnicas de Pesquisas Social/ Antônio Carlos Gil- 6 ed- São Paulo; Atlas, 2008.

GONÇALVES, A.C. et al. A puérpera e o recém nascido em alojamento conjunto. In: Oliveira DL, organizadora. Enfermagem na gravidez, parto e puerpério: notas de aula. Porto Alegre: Ed. da UFRGS; 2011.

LEIFER, G. Enfermagem obstétrica / Gloria Leifer ; tradução Telma Geovanini, Claudia Amazonas Cabral, Cristiana Osorio. - 11. ed. - Rio de Janeiro : Elsevier, 2013.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodológica científica. Editora Atlas S.A- São Paulo 3º edição. cp 9 p 214 e 190- 315, 2006.

MINAYO, M. C. S. Pesquisa Social: Teoria, Método e criatividade/ Suely Ferreira Deslandes, Romeu Gomes; Maria Cecilia de Souza. 27. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

LOBO, S.F. et al. Resultados Maternos e Neonatais em Centro de Parto Normal peri-hospitalar na cidade de São Paulo, Brasil. Rev Esc Enferm USP. 2010;44(3):812-8.

RAMOS, E.F. Legislação em enfermagem: atos normativos do exercício e do ensino de enfermagem. São Paulo (SP): Atheneu; 2008.

SESCATO, L. R.; SOUZA, N. S.; WALL, M. M. A enfermeira obstetra e a política de humanização do parto: em busca de mudança no modelo assistencial. Revista Eletrônica Enfermeira Global, n. 9, nov., 2008.
Publicado
2019-06-24
Seção
Artigos