AVALIAÇÃO DA SAÚDE OCUPACIONAL DOS GARIS DE PALMAS,TOCANTINS

  • Giuliano Cesar Rodrigues Barboza PROIC/ITOP
  • Fabrício Machado Silva Faculdade ITOP
Palavras-chave: SAÚDE OCUPACIONAL, GARIS, SEGURANÇA DO TRABALHO

Resumo

Esta pesquisa tem o objetivo de avaliar os problemas da saúde ocupacional dos garis da cidade de Palmas, que estão sendo assistidos em um modelo de desenvolvimento, no qual a saúde e a segurança do colaborador, nem sempre é objeto de preocupação da Administração Pública, já que os serviços de limpeza urbana são terceirizados. Nesse sentido, o trabalho foi desenvolvido com aplicação de questionário que envolve possíveis riscos socioambientais e avaliação em campo. Após a execução da pesquisa pôde-se então, identificar diversos riscos que os colaboradores da limpeza pública estão sujeitos por falta de uma estrutura de segurança adequada. Por meio desses estudos, a pesquisa sugere medidas e recomendações para melhoria quanto à saúde humana e social da categoria.

Referências

ANJOS, L. A. & FERREIRA, J. A. A avaliação da carga fisiológica de trabalho nalegislação brasileira deve ser revista. O caso da coleta de lixo domiciliar. Cadernos de Saúde Pública, 16:785-790, 2000.

FERREIRA, J. A. Lixo Hospitalar e Domiciliar: Semelhanças e Diferenças – Estudode Caso no Município do Rio de Janeiro. Tese de Doutorado, Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz, 1997.

RUBERG, C. & PHILIPPI Jr., A. O Gerenciamento de Resíduos SólidosDomiciliares: Problemas e Soluções – Um Estudo de Caso. In: 20o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, Anais, CD-ROM III. Rio de Janeiro:
A VELLOSO, M. P. Processo de Trabalho da Coleta de Lixo Domiciliar da Cidade doRio de Janeiro: Percepção e Vivência dos Trabalhadores. Dissertação de Mestrado,Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz, 1995.

VELLOSO, M. P.; SANTOS, E. M. & ANJOS, L. A. Processo de trabalho e acidentesde trabalho em coletores de lixo domiciliar na cidade do Rio de Janeiro, Brasil.Cadernos de Saúde Pública, 1997.ssociação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1999.
Publicado
2018-08-12