QUANDO MARKETING E PSICOLOGIA SE ENCONTRAM

UM ESTUDO SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE DIVULGAÇÃO DA FACULDADE ITOP

  • Ramon Faustino Santos Faculdade ITOP
  • Ana Paula Cavalcante dos Santos Faculdade ITOP
  • Cláudia Nolêto Maciel Luz Faculdade ITOP

Resumo

O Marketing das organizações é uma importante atividade que vem sendo utilizada como fator diferencial dos serviços pelas instituições de ensino superior (IES) do Brasil. Esta pesquisa estudou as estratégias de Marketing utilizadas pela Faculdade ITOP, localizada na cidade de Palmas, Tocantins, no intuito de investigar sua eficácia, tomando como base o conhecimento, a percepção, a participação e a aprovação do corpo discente de cursos variados a respeito desse trabalho, bem como intentando apresentar propostas que possam contribuir com a sua melhoria. A metodologia aplicada para a realização desta pesquisa baseou-se em três etapas: uma primeira correspondendo a um levantamento bibliográfico sobre o tema, uma segunda exploratória através de entrevistas estruturadas e a terceira descritiva, baseada nas respostas obtidas dos questionários. Na pesquisa de campo constatou-se que a percepção, o conhecimento e a participação dos estudantes nas ações de Marketing da IES não são satisfatórios e que algumas mudanças precisam ser implantadas para que esse trabalho atinja seu público-alvo com maior amplitude, gerando benefícios para as partes organização e cliente, ao mesmo tempo que reforça a crescente importância da adoção do Marketing Educacional como fator influente das mudanças dos serviços de educação, ensino e pesquisa oferecidos pelas IES.

Biografia do Autor

Ramon Faustino Santos, Faculdade ITOP

Graduando do curso de Administração pela Faculdade ITOP, servidor público na área Administrativa da Câmara Municipal de Palmas.

Ana Paula Cavalcante dos Santos, Faculdade ITOP

Psicóloga pela UNICEL/RJ, Gestalt-terapeuta, practitioner em PNL, mestre em Psicologia pela PUC/RJ, doutora em saúde coletiva pelo IMS/UERJ. Graduanda em pedagogia (Ipebras). Psicóloga e professora da Faculdade ITOP.

Cláudia Nolêto Maciel Luz, Faculdade ITOP

Administradora de Empresas pela UnB, pós-graduada em Administração rural, mestre em memória de investigação em organização e doutora em Administração pela UIB. Coordenadora do curso de administração e professora da Faculdade ITOP.

Referências

AFONSO, José de Abreu. Masculino e feminino: Alguns aspectos da perspectiva psicanalítica. In: Análise Psicológica (2007), 3 (XXV): 331-342.

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia. São Paulo: Saraiva, 2009.

CASAS, A. L. L., Marketing, Conceitos exercícios casos. 7. Ed. São Paulo: Atlas, 2006, 324p.

CASAS, A. L. L., Marketing de serviços. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2007, 257p.

CHIAVENATO, I. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. São Paulo: Elsevier, 2010

CIALDINO, Robert. As Armas da Persuasão - Como Influenciar e Não Se Deixar Influenciar. Rio de Janeiro: Sextante, 2009.

CORRÊA, R. Planejamento de propaganda. 9. ed. São Paulo: Global, 2004.

FONTENELLE, Isleide Arruda. Psicologia e Marketing: da parceria à crítica. Arq. bras. psicol., Rio de Janeiro , v. 60, n. 2, p. 143-157, jun. 2008 . Disponível em . acessos em 13 jul. 2018.

FREITAS, Ana Karina Miranda de. Psicodinâmica das cores em comunicação. In: Nucom. Limeira/SP - Ano 4, nº 12- De outubro à dezembro de 2007.

GUIMARAES, Leonídia Alfredo. Percurso neural da imagem para além das sombras. Rev. bras. Psicodrama, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 13-29, dez. 2012. Disponível em . Acesso em 25 jul. 2018.

KELLER, K. L.; KOTLER, P. Administração de Marketing. 12.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

KOTLER, P. KELLER, K. L. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Hall, 2006. 750p

MALANGA, Eugênio. Publicidade moderna. 4.ed. Lisboa, Portugal: Editorial Presença, 1995.

PEASE, Allan e PEASE, Barbara. Desvendando os segredos da linguagem corporal. Rio de Janeiro: Sextante, 2005

Propaganda online movimenta US$10 bi nos EUA. Revista Info, Nova Iork, 05 out. 2007. Disponível em:. Acesso em: 13/06/2018.

RABAÇA, C.A. e BARBOSA, G. Dicionário de comunicação. Rio de janeiro: Campus, 2001.

SANDMANN, A. A linguagem da propaganda. São Paulo: Contexto, 1999.

SANT’ANNA, A. Propaganda: teoria, técnica e prática. 7.ed. São Paulo: Pioneira, 2005

WEIL, Pierre. O corpo fala. São Paulo: Vozes, 2001.
Publicado
2019-06-24
Seção
Artigos