AS VANTAGENS DO USO DAS TICS COMO APOIO COMPLEMENTAR DA METODOLOGIA DO DOCENTE NO AMBIENTE ACADÊMICO.

  • Jeverson de Sousa Barbosa Lima ITOP
  • Kyldes Batista Vicente Faculdade ITOP
Palavras-chave: Acadêmico, Docente, Educação, TIC, Tecnologias voltadas para Educação

Resumo

O crescente uso da tecnologia nos mais diversos setores da sociedade tem fortalecido o debate na área educacional sobre a inclusão das TICS em sala de aula e também nas práticas dos Docentes que atuam no Ensino Superior. É sabido que grande parte desses Profissionais não fazem parte dessa geração nativa na tecnologia, e, por isso, colocam resistência para utilização dessas inovações, apontando justificativas, muitas vezes, sem embasamento ou sequer qualquer tentativa de uso em sua prática pedagógica. Contudo, vale destacar que diversos aparatos tecnológicos já estão presentes no ambiente acadêmico a algum tempo, como a Internet, os AVAS (Ambientes Virtuais de Aprendizagem), aparelhos de datashow e as apresentações multimídia, entre outros, que com seus recursos estão auxiliando Docentes e Discentes em suas rotinas educacionais na Academia. Todas essas inovações anunciam novos caminhos, sem prejuízos para o planejamento Docente ou para a rotina dos Discentes e podem trazer agilidade, atualização e interatividade nos processos educacionais do meio acadêmico. O principal objetivo desse artigo é mostrar como a junção do conhecimento do Docente, aliado ao uso das Tecnologias voltadas para Educação, podem trazer benefícios para a sala de aula no ambiente acadêmico, possibilitando a criação de uma conexão atualizada com a inovação de conhecimentos, permitindo um novo olhar para o ensino-aprendizagem, o estabelecimento de novas pontes e a redescoberta da disciplina ministrada pelo Docente. Para abordagem do tema foi realizada uma pesquisa baseada em levantamento bibliográfico descritivo, revisão de literatura, construída através de livros, artigos e periódicos.

Referências

BELLONI, M. L. Ensaio sobre a Educação a distância no Brasil. Disponível em: . Acesso em 21 de Mai. 2019

BRASIL. LEI 9394/96, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: . Acesso em: 19 mai. 2019.

BRASIL. Política Nacional de Inovação Educação Conectada. Disponível em: < http://educacaoconectada.mec.gov.br/ >. Acesso em: 21 mai. 2019.

DAGA, A. C.; EUZÉBIO, M, D.; HACK, J.; KRUGER, S, L.; SILVEIRA, A. P. K. Uma breve revisão histórica do papel das videoaulas na Ead no Brasil. Disponível em: . Acesso em: 30 jan. 2019.

MAIA, Maria Z. Brito. Razões para um descredenciamento em EAD: O caso Unitins. Disponível em: . Acesso em 06 jun 2019.

MEIRELES, F. S. 29ª Pesquisa Anual do Uso de TI 2018. Disponível em: . Acesso em: 20 de Ago. 2018.

MENDONÇA, A. Furtado. Docência Online: A Virtualização do Ensino. Disponível em: . Acesso em Jun. 2019

MEZZARI, Adelina. O Uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como Reforço ao Ensino Presencial Utilizando o Ambiente de Aprendizagem Moodle. Disponível em: . Acesso em 21 de mai. 2019.

PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço: estratégias eficientes para a sala de aula on-line. Tradução de Vinícius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2002.

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil (1930-1973). 8. ed. Petrópolis: Vozes, 1986.

SANDE, D.; Sande, D. Uso do kahoot como ferramenta de avaliação e ensino de microbiologia industrial. Disponível em: . HOLOS, Ano 34, Vol. 01. Acesso em 06 jun 2019.
Publicado
2019-06-24
Seção
Artigos