A PRÁTICA RETÓRICA DE ESCRITA DE FICHAMENTOS COMO FERRAMENTA DE INCENTIVO À PESQUISA E AO PLANEJAMENTO TEXTUAL DE OUTROS GÊNEROS ACADÊMICOS

  • Francisco Jeimes de Oliveira Paiva Universidade Estadual do Ceará e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Resumo

Este artigo objetiva analisar a prática de compreensão e de produção escrita de fichamentos como atividade retórica considerada como recurso didático, utilizado por estudantes/pesquisadores iniciantes na construção de registros textuais de conteúdos, análises, observações e indagações sobre a leitura realizada em textos-fonte para a construção de outros gêneros textuais acadêmicos. Neste intento, percebe-se que a universidade como espaço de produção científica precisa oferecer um programa de ensino/aprendizagem de escrita acadêmica, consistente e inovador, que contemple as necessidades de produção escrita de textos tipicamente deste âmbito, para que o/a aluno/a seja habilitado a ação retórica de fichar: uma aula, livro, ensaio, artigo, monografia, dissertação ou tese, entre outros. As reflexões resultantes deste estudo, nos faz perceber que esses sujeitos escritores/as necessitam ser estimulados/as, já nos anos iniciais da vida universitária à pesquisa e à escrita de forma constante. Se bem que o problema, evidencia-se, no fato de que a maioria dos/as alunos/as não aprenderam de forma apropriada o destaque das ideias principais de um texto com objetivo de elaborar um trabalho científico. Por fim, esta pesquisa alerta sobre a necessidade de uma maior orientação acadêmica no objetivo de mostrar a importância do fichamento, sobretudo, para as pesquisas bibliográficas e documentais.

Biografia do Autor

Francisco Jeimes de Oliveira Paiva, Universidade Estadual do Ceará e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

É Revisor/Editor com Certificate for Reviewing Papers pela International Journal of Linguistics and Education (IJLE), 2017. Mestrando pelo Programa Interdisciplinar em História e Letras na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), campus da Universidade Estadual do Ceará (2017). Aluno Especial do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades da UNILAB/CE (2016). Especialista em Ensino de LÍNGUA PORTUGUESA e LITERATURAS e ADMINISTRAÇÃO de RECURSOS HUMANOS e GESTÃO de PESSOAS pela FTDR/CE. Especialista em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes/UCAM (2017). GRADUADO em LETRAS (Língua Portuguesa e Literaturas) pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Atualmente é PROFESSOR Efetivo de Língua Portuguesa/Literaturas da Escola Estadual: EEFM Egídia Cavalcante Chagas e Professor Coordenador da Área de Linguagens (PCA, 2016 a 2017). Foi Professor SUPERVISOR do PIBID da Universidade Estadual do Ceará-UECE/CAPES/MEC (2012/2013). É colaborador na Produção de Material Didático-Pedagógico pela FUNDAÇÃO para o VESTIBULAR da UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - JÚLIO DE MESQUITA FILHO - VUNESP. É Revisor ad hoc da REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR - RECEI (do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação - CONTEXTO (CNPq/UERN), da Faculdade de Educação - FE/UERN, e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino - PosEnsino, Mestrado em Ensino, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É Revisor ad hoc REVISTA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR - periódico científico editado pelo GIZ - Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É Revisor ad hoc da REVISTA ENTRELACES, do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC. É Revisor ad hoc da Revista Interfaces da Educação, editada pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). É Revisor ad hoc da Revista Discurso em Cena ( do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem e Análise de Discurso (GEPLAD) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília).

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Publicado
2019-06-24
Seção
Artigos