ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES INDÍGENAS NA FACULDADE ITOP

  • Renária Dias Duarte PROIC/ITOP
  • Adriano Castorino UFT
Palavras-chave: XERENTE, EDUCAÇÃO SUPERIOR, INCLUSÃO

Resumo

A política de acesso e permanência de estudantes indígenas no ensino superior exige acompanhamentos, diálogos e participação das instituições que ofertam vagas para esse público. Esta pesquisa se volta para a analise da política de acesso da Faculdade ITOP, porque nesta instituição há a possibilidade de ingressar estudantes indígenas Xerente. Nesse sentido, o objetivo foi conhecer os estudantes ingressados, entender o fluxo acadêmico e se possível ou necessário for, propor melhorias na política de acesso e permanência. Nesse sentido, este trabalho evidencia a história de vida de Ailton Pnerê Xerente, desde o ingresso até sua formatura. A política de ingresso se mostra como uma iniciativa de grande importância, todavia ainda é carregada de conflitos sobretudo porque o ingresso de estudantes indígenas no ensino superior não é uma simples ação de inclusão. Por isso, este projeto se volta para esta política para conhecer e entender os efeitos que ela produziu. A metodologia de trabalho foi a pesquisa etnográfica, com base na leitura de alguns textos e no diário de campo. Os resultados apontam para a imensa dificuldade de os estudantes terminarem o curso para o qual ingressaram e também para a dificuldade de interação no ambiente acadêmico.

Referências

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Publicado
2018-08-12