O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA: LITERATURA E SÉRIE DE TV ANTECIPANDO OS PASSOS DE EAD NO BRASIL
Resumo
Este artigo propõe-se a verificar a possibilidade de se atribuir às estratégias lúdicas, visualizáveis no corpus em questão – a série norte-americana “O mundo de Beackman” e livros literários da Coleção “Enrola e Desenrola” –, o papel de colaboradoras no processo de ampliação da autonomia em crianças e adolescentes. A bibliografia é relacionada aos estudos de Tecnologias e Ensino a Distância, como as obras Planejamento, de Susana Martins Lopes Garrido, Mídias e Linguagens, de Sônia Cristina Vermelho, Cenários e Modalidades da EAD, de Antônio Simão Neto. Outras contribuições específicas, como O Infantil na Literatura, de Ana Maria Clark Peres, também compõem o trabalho. Ao final, espera-se também demonstrar que a aprendizagem conjugada à diversão não é exclusividade dos ditos meios de última geração, como o computador, a internet e seus diversos recursos.
Referências
FOLEY, Louise Munro. LESSA, Orígenes. O trem do terror. São Paulo: Ediouro, 1984.
GARRIDO, Susane Lopes. Planejamento. Curitiba-PR: IESDE Brasil S.A., 2010.
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LOGAN, Noran; D´AGUIAR, Cordélia. Aventura com dinossauros. São Paulo: Ediouro, 1985.
MONTGOMERY, R. A. LESSA, Orígenes. Viagem ao mundo submarino. Rio de Janeiro: Ediouro, 1985.
NETO, Antônio Simão. Cenários e Modalidades da EAD. Curitiba-PR: IESDE Brasil S.A., 2010.
PERES, Ana Maria Clark. O Infantil na Literatura. Belo Horizonte: Miguilim Editora, 1999.
STINE, Megan; STINE, H. Willian. LESSA, Orígenes. Corrida ao passado. São Paulo: Ediouro, 1985.
TERMAN, D. LESSA, Orígenes. De balão ao deserto do Saara. Rio de Janeiro: Ediouro, 1979.
VERMELHO, Sônia Cristina. Mídias e Linguagens. Curitiba - PR: IESDE Brasil S.A., 2009.
Sites
Mundo de Beakman. Disponível em: < https://www.tvguide.com/tvshows/beakmans-world/199948//>. Consulta em: 22 de setembro de 18.
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